Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC comemora 35 anos

03/06/2013 15:21

Nesta segunda-feira, dia 3 de junho, o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora, às 19h, no Hall da Reitoria da UFSC, seus 35 anos de existência, junto com o início da Semana Mundial do Meio Ambiente.

O evento contará com a participação de professores, alunos, ex-alunos, autoridades, representantes de outras instituições e de órgãos, entre eles o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), a Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (ACESA) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de SC (ABES). Além da celebração, o objetivo do encontro é discutir a qualidade da formação do Engenheiro Sanitarista e Ambiental.

Sobre o curso

No ano de 1978, iniciou o funcionamento do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária na Universidade Federal de Santa Catarina e a sua instalação na Instituição foi resultado da determinação do professor Caspar Erich Stemmer, reitor  à  época. Também naquele ano eram instalados mais quatro cursos em outras regiões do Brasil.

Dezesseis anos mais tarde, em 1994, o curso passou a se chamar Engenharia Sanitária e Ambiental, para se adequar à realidade do momento. A fundação do curso contou com os professores Victor Otto Schaefer, Jairo Ambrozini, Alberto Odon May, Guilherme Farias Cunha, Márcio Renato Francalacci, Afonso Veiga Filho e Flávio Rubens Lapolli (primeiro coordenador deste curso de graduação).

Outros professores, como Luiz Sérgio Philippi, Daniel José da Silva, Rejane Helena Ribeiro da Costa, Fernando Soares Pinto Sant’Anna, Henrique de Melo Lisboa e Gilberto Valenti Canalli, juntaram-se ao grupo que ministrou aulas para a primeira turma do curso de Engenharia Sanitária da UFSC e muitos estão até hoje realizando esta tarefa.
Assim, a Universidade Federal de Santa Catarina, formou sua primeira turma de sete Engenheiros Sanitaristas em fevereiro de 1983.

Mais informações: professores Ramon Dalsasso: (48) 3721-2722 e Paulo Belli: (48) 3721-7741 e Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

Fonte: Notícias da UFSC