Workshop das Redes Centros de Inovação Sibratec será realizado nesta sexta na UFSC

05/06/2013 09:33

MCTI/SETEC e a Finep convidam os coordenadores e secretários executivos das Redes Centros de Inovação do Programa Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) para participar de um workshop, no dia 7 de junho, na Universidade Federal de Santa Catarina. O evento pretende congregar MCTI, FINEP e coordenações das Redes Sibratec de Centros de Inovação para conhecimento e alinhamento de aspectos Estratégicos e Operacionais para o funcionamento adequado das Redes. O workshop será realizado no Auditório do Bloco A, Departamento de Engenharia Mecânica.

Durante o evento, serão debatidos os rumos do programa Sibratec, o qual será formalizado pela Carta de Florianópolis, contendo proposições de encaminhamento para operacionalização, e compromissos de continuidade do programa.

Interessados devem confirmar a participação com Renata ou Luana pelos telefones (48) 3721-7605 e 3721-2917 ou pelos e-mails Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. e Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Confira a programação:

8h às 8h30 – Credenciamento dos participantes

8h30 às 9h10 – Palestra de Abertura – MCTI/SETEC – Alvaro Toubes Prata
“Rede Sibratec de Centros de Inovação – Enfoque ESTRATÉGICO”
Expectativa de resultados, estratégia de continuidade e integração (atuação em Rede), relação Redes de Inovação & Embrapii, garantia de recursos financeiros, perspectiva de continuidade. (30 minutos de palestra + 10 min discussão)

9h10 às 9h50 – Palestra Finep – Rodrigo Fonseca /Edgard Rocca
“Rede Sibratec de Centros de Inovação – Enfoque INSTITUCIONAL E OPERACIONAL”
Mecanismos de integração das Redes/Componentes Sibratec, agilidade e simplificação nos processos, prioridade de atendimento na FINEP, harmonização, boas práticas, seleção de projetos. (30 minutos de palestra + 10 min discussão)

9h50 às 14h25 – Apresentações dos Centros de Inovação da Rede Sibratec -Coordenadores das Redes em Operação

Resultados da Rede (projetos e empresas), mecanismos de captação de projetos junto às empresas, seleção de projetos (critérios de seleção e atuação do Núcleo de Coordenação), destaques da Rede, acompanhamento dos projetos em andamento pela Coordenação da Rede. (20 minutos + 5 min discussão por Rede)

9h50 – Rede MBC – Orestes Alarcon/UFSC/EMC

10h15 – Rede EPP – Günther Pfeiffer/CERTI

10h40 – Coffee-Break

10h55 – Rede NANOCOSMÉTICOS – Solange Fagan/UNIFRA

11h20 – Rede MICROELETRONICA – Jacobus W. Swart/UNICAMP

11h45 – Rede VITIVINICULTURA – José Fernando da Silva Protas /Embrapa

12h10 – Rede EQUIPAMENTOS MÉDICOS – Albertos Tannús/USP

12h35 – Rede VISUALIZAÇÃO AVANÇADA – Pedro Leite Dias/LNCC

13h – Almoço/Brunch

14h – Rede PLÁSTICOS E BORRACHAS – Luiz Pessan/UFSCar

14h25 – Rede VEÍCULOS ELÉTRICOS – Patrício Impinnisi/LACTEC

14h50 – Rede de INSUMOS PARA SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL – Cleber Oliveira Soares/EMBRAPA

15h15 – Interação entre Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT e as Redes SIBRATEC – Rubén Dario Sinisterra/ FORTEC

15h30 – Portal de Gestão da Rede Sibratec MBC – Marcelo Achar/Instituto Sapientia e Orestes Alacon/UFSC

Modelo de Operação da Rede SIBRATEC MBC – André Oliveira/CERTI

16h30 – Mesa-redonda e elaboração da “Carta de Florianópolis” contendo:
– Alinhamento de entendimentos,
– Compromissos de continuidade,
– Encaminhamentos para operacionalização.
Moderador: Jorge Campagnolo – MCTI
Redação: Cezar Luciano Cavalcanti de Oliveira – MCTI