Abertas inscrições para curso de férias de Motores à Combustão Interna

22/07/2013 14:42

O Laboratório de Combustão e Engenharias de Sistemas Térmicos (LabCET) da UFSC abriu as inscrições para o Curso de Férias: Motores à Combustão Interna – Teoria e Prática, que terá início no próximo dia 23 de julho (terça-feira), às 14h, nas dependências do LabCET, do Departamento de Engenharia Mecânica. O curso é aberto à comunidade em geral e não exige conhecimento prévio na área de motores.

Período: 23 a 26 de julho de 2013.
Número de vagas: 25.
Horário: das 14h às 19h (25 horas aulas – aula extra na quinta-feira pela manhã).
Material: CD com vídeos e apostila completa especialmente desenvolvida para o curso.
Gestora: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).
Certificados: registrados junto à Fapeu/UFSC.

Valor da inscrição: R$ 220.  Pagamento único (válido para todo o curso).
As inscrições poderão ser efetuadas da seguinte forma:

Horários das aulas

Terça-feira 23/7

Quarta-feira 24/7

Quinta-feira 25/7

Sexta-feira 26/7

14h-19h

8h30-12h
13h30-19h

14h-19h

Objetivos Principais

Preparar o aluno para atuar no acompanhamento da recuperação dos motores automotivos, na sua conservação e manutenção, na interpretação de falhas e defeitos dos motores. Formar consciência crítica na proteção do meio ambiente e o uso racional de combustíveis fósseis e alternativas renováveis.

Gerar e difundir conhecimentos tecnológicos, introduzindo os conhecimentos básicos relacionados com a ciência dos motores, sob a ótica do técnico de manutenção.

Atividades Principais

Desmontagem dos motores; limpeza de peças; recuperação de peças; montagem dos motores; funcionamento. Regulagens. Análise de emissões (práticas)

Resultados Principais

Capacitar e preparar o aluno para lidar com atividades práticas relacionadas a motores; Difundir os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos no LabCET.

Metodologia

O curso terá caráter eminentemente prático, de modo a familiarizar o aluno com os motores, bem como complementar a formação teórica em motores a combustão interna. Serão oferecidas turmas para 25 alunos, da comunidade interna e externa a UFSC, em períodos preestabelecidos de acordo com o cronograma, com duração de 28 horas aula. As aulas serão oferecidas no período vespertino ao longo de duas semanas com exposição em quadro e giz e utilização de recursos audiovisuais além das atividades práticas.

As aulas serão aplicadas fora do horário letivo da graduação em engenharia e durante as férias escolares. As aulas teóricas serão expositivas utilizando slides. As aulas práticas serão ministradas com apoio de modelos esquemáticos, bem como motores reais de automóveis e motocicletas.

Programação

Introdução; Noções gerais sobre máquinas térmicas. Revisão dos conceitos básicos em motores de combustão interna ciclos Otto e Diesel 2t e 4t. Sistema de ignição; Sistema de alimentação; Sistema de válvulas; Sistema de transferência de energia; Sistema de lubrificação. Procedimentos de desmontagem e montagem de motores. Processos de recuperação de um motor a combustão interna. Retífica de motores. Funcionamento e regulagem de motores de combustão interna; Interpretação de falhas. Processos de medição: Pressão, temperatura e dimensões de um motor. Testes com gasolina; Análise de emissões. Teste de motores em bancada. Injeção eletrônica.

Mais informações com Gilson Maia – LabCET / www.labcet.ufsc.br / Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher..

Telefones: (48) 3721-9390 ramal 210 / 9986-2843 (Tim)

Fonte: Notícias UFSC