Equipe da UFSC conquista o pentacampeonato no Desafio Solar Brasil

30/07/2013 09:03

A Vento Sul foi campeã em duas categorias na competição nacional de embarcações movidas exclusivamente a energia solar

Depois de quatro dias de competição, a equipe Vento Sul foi a grande campeã do Desafio Solar Brasil, maior campeonato nacional da categoria, realizado na orla Bardot, em Búzios. No domingo (28), último dia de competição, foram disputadas as provas de sprint e slalon, nas quais tanto o monocasco Guarapuvu, quanto o catamarã Vento Sul foram vencedores – conquistando o pentacampeonato. Além disso, a Vento Sul recebeu o troféu Fernando Amorim por ter seu projeto escolhido como o melhor do campeonato.

O Desafio Solar Brasil é inspirado no Frisian Solar Challenge – competição realizada a cada dois anos na Holanda, tido como o principal evento europeu para embarcações solares, durante o qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais nas 11 cidades da região de Frísia, no norte do país. O evento é um estímulo ao desenvolvimento da pesquisa de fontes alternativas de energia para embarcações, além de incentivar a troca de informações entre os alunos das universidades participantes. Neste ano, participaram 13 equipes, vindas dos Estados do Ceará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Gabriela Damaceno

+55 (48)9662-9214

Confira o vídeo da competição: http://www.youtube.com/watch?v=M9QvL5TACog

Confira fotos da conquista: