Estudantes da UFSC participam da 10ª Maratona de Eficiência Energética

27/08/2013 13:43

Equipe UFSC de Eficiência Energética. Foto: Maria Luiza Buriham

Quatrocentos e doze quilômetros por litro de combustível. Essa é a maior marca já conquistada pela e3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética -, projeto ligado ao UFSC Compete, e os alunos envolvidos terão, mais uma vez, a oportunidade de quebrá-la. Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Equipe participará da X Maratona Nacional da Eficiência Energética, que será realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. O time levará para a capital paulista dois carros: a Arara Azul, movida a gasolina, e a Arara Negra, movida a etanol.

A competição envolve universidades de todo o Brasil em busca do carro protótipo mais eficiente nas categorias carro a gasolina, a etanol e elétrico. Nas edições de 2009 e 2010 a eparticipou em caráter experimental. No primeiro ano, com um carro elétrico a equipe ficou na 15ª colocação e, no segundo ano, com um carro a combustão não real

Arara Azul. Foto: Maria Luiza Buriham

izou marca, mas ganhou destaque especial na edição de 50 anos da Revista Quatro Rodas, pela estrutura inovadora, feita de fibra de carbono.

Nos últimos dois anos, em 2012 e em 2013, a equipe participou da Shell Eco Marathon Americas, em Houston (EUA), a etapa mais antiga e difundida da competição mundial de universidades em protótipos de veículos de eficiência energética.

Hoje a e3 conta com cerca de 12 membros efetivos dos cursos de Engenharia Civil, Controle e Automação, Eletrônica, Mecânica e de Produção, além dos cursos de Física e Jornalismo. O projeto é orientado pelo professor Henrique Simas, do Departamento de Engenharia Mecânica. Para projetar o carro, a e3 considera vários aspectos na busca pela eficiência como peso, distribuição da massa, aerodinâmica, pneus, rigidez estrutural e direção eficiente. Os estudantes utilizam um motor de quatro tempos com 1,7hp, geralmente utilizado em máquinas de cortar grama, modificado para se tornar mais hábil.

Para a X Maratona de Eficiência Energética estão confirmadas 53 equipes de vários estados do país. Além da e3, outras oito equipes catarinenses irão participar, entre elas a EfiCEM, do Campus de Joinville da UFSC.

Novo documentário

A novidade para essa edição fica por conta da produção de um documentário. A estudante de Jornalismo, Maria Luiza Buriham, membro da equipe desde 2012, teve seu projeto aprovado no edital do Canal Futura e produzir

Arara Negra. Foto: Maria Luiza Buriham

o documentário “Futuros Engenheiros”, com orientação do professor Antonio Brasil. A produção, a ser realizada durante o segundo semestre de 2013, terá como tema o ensino de Engenharia no país, com o foco no diferencial da formação dos estudantes que vivenciam o aprendizado por meio de projetos, como a construção de veículos mais eficientes. A estudante produzirá um documentário de 13 minutos para o Programa “Sala de Notícias”, do Futura, e uma matéria de dois minutos para o Programa “Globo Universidade”, da Rede Globo.

A proximidade de Maria Luiza Buriham com as competições de eficiência energética fez com que ela tivesse a iniciativa de abordar o empreendimento dos alunos de engenharia, o que ela chama de: “vontade de fazer acontecer”. “A tarefa em equipe de construir protótipos que buscam a eficiência automotiva, o aprendizado através de projetos, permite a aplicação dos conhecimentos teóricos, bem como a aquisição de conhecimentos em gestão, noções de responsabilidade e tolerância com o outro. O ensino apenas mecanizado e isolado pode ser colocado em cheque”, afirma a estudante.

Esse não é o primeiro documentário que a equipe participa em 2013 No início do ano, a e3 participou da produção do “The Road to Houston”, feito pela produtora britânica Darlow Smithson Production, e patrocinado pela Shell. A e3 foi umas das três equipes destacadas no documentário.

Confira o documentário em:

Durante a competição, você pode acompanhar todas as novidades na pagina https://www.facebook.com/docfuturosengenheiros?fref=ts

Texto: Guilherme Longo / Acadêmico de Jornalismo /UFSC

Fonte: Notícias UFSC