Estudante de Engenharia Civil apresenta artigo em Portugal sobre acessibilidade

27/09/2013 14:18

Guilherme Conrat Koettker, bolsista do PET da Engenharia Civil da UFSC, participou de conferência em Portugal. Foto: Acervo pessoal

Durante os dias 11, 12 e 13 de setembro, o estudante Guilherme Conrat Koettker, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou da “2nd International Conference – Wastes: Solutions, Treatmentsand Opportunities”, realizada na Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

A participação no evento teve o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), do Centro Tecnológico (CTC) e do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans).

A conferência teve como tópicos a reciclagem de materiais, as inovações tecnológicas no tratamento e reaproveitamento de lixo, além de estratégias, iniciativas e mercados relacionados à gestão de resíduos. Alinhada a essa temática, o bolsista apresentou o trabalho “Portland cement design with crumb rubber from waste tires as a fine aggregate to make accessibility ramps”.

O desenvolvimento da pesquisa teve como motivação um estudo de caso na UFSC, Campus de Florianópolis, onde se observou uma infraestrutura inadequada em termos de acessibilidade.

Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a resistência de misturas de concreto com diversas porcentagens de borracha moída de pneus inservíveis, em substituição ao agregado miúdo, visando a sua utilização na construção de rampas de acessibilidade em calçadas.

Além disso, sabe-se que uma grande quantidade de pneus é descartada anualmente, e estes constituem um problema ambiental, uma vez que requerem uma decomposição especial no meio ambiente e a sua reutilização é considerada um desafio levando-se em conta características como: tamanho, forma e natureza físico química do material. Logo, a utilização de borracha moída de pneus inservíveis em misturas de concreto é uma alternativa para o seu destino final.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelos bolsistas Cristine Yohana Ribas, Fernanda Mattos Deucher, Guilherme Conrat Koettker e Matheus Körbes Bracht, sob a orientação da professora Liseane Padilha Thives, e do professor-tutor do PET/ECV Cláudio Cesar Zimmermann, ambos do Departamento de Engenharia Civil.

Mais informações:
(48) 3721-9940
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Fonte: Notícias UFSC