Professores da UFSC lançam livro nos Estados Unidos

18/10/2013 16:06

Os professores João Pedro Assumpção Bastos e Nelson Sadowski lançam hoje o livro “Magnetic Materials and 3D Finite Element Modeling” nos Estados Unidos. É a segunda obra conjunta dos professores da UFSC, ligados ao Departamento de Engenharia Elétrica, publicado por uma prestigiosa editora americana, CRC Press – Francis and Taylor Group, a maior editora mundial de livros na área de Engenharia Elétrica. A obra versa sobre materiais ferromagnéticos e modelagem tridimensional de campos eletromagnéticos através de métodos numéricos com ênfase no Método de Elementos Finitos.

Este é o segundo trabalho dos mesmos autores, publicado também no mercado internacional e é o quinto livro editado pelo Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (GRUCAD-UFSC), já totalizando onze edições.

De acordo com a editora americana, o livro é uma grande fonte de informação para alunos de cursos de graduação e pós-graduação, além dos profissionais do setor que trabalham em magnetismo, eletromagnetismo, ciência dos materiais ferromagnéticos e engenharia elétrica. “Os autores apresentam conceitos atuais sobre caracterização de materiais ferromagnéticos e métodos numéricos modernos. Possuem uma escrita fácil de entender e ótimo conteúdo didático”, afirma o editor americano. Esse trabalho é fruto de atividades de pesquisa científica e acadêmicas dos autores que são pesquisadores 1A do CNPq possuindo em torno de 400 publicações científicas em periódicos e conferências.

Maiores detalhes podem ser encontrados no link

Currículo dos professores:

João Pedro Assumpção Bastos defendeu sua tese de doutorado (Docteur D´Etat) na Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, em 1984. Retornou ao Brasil e tornou-se professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1992. Foi o fundador do GRUCAD – Grupo de Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos em 1985, juntamente com o Prof. Renato Carlson. É um grupo que teve um papel pioneiro e importante no desenvolvimento da área de análise de campos eletromagnéticos no Brasil. O Prof. Assumpção trabalhou como professor visitante na University of Akron, Ohio (EUA) em 1992 e 2001. Ele é também autor de quatro outros livros e publicou vários artigos em periódicos e conferências e foi Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo.

Nelson Sadowski diplomou-se engenheiro eletricista e mestre em engenharia na UFSC em 1982 e 1985 respectivamente. Em 1993 ele obteve o título de Doutor do Institut National Polytechnique de Toulouse (INPT). Retornou ao Brasil e deu continuidade às suas atividades de pesquisa e ensino no GRUCAD (UFSC) tendo se tornado professor titular em 1996. Em 2000 ele recebeu seu diploma de Habilitiation à la Direction des Recherches (HDR) também no INPT, França. O Prof. Sadowski se dedicou a acordos de cooperação científica internacional com universidades da França, Alemanha e Bélgica. Ele é autor de vários artigos publicados em periódicos e em conferências. Tem também trabalhado ativamente em trabalhos envolvendo a universidade e o setor industrial.

Contatos: ,