Tese sobre desafios na geração de energia solar fotovoltaica é premiada em Paris

18/10/2013 14:53

Clarissa Debiazi Zomer. Foto: Marcelo Berretta Vieira

A tese de doutorado “Compromissos entre forma e função na geração solar fotovoltaica integrada a edificações urbanas”, da estudante Clarissa Debiazi Zomer, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu – na 28ª European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition 2013 (EU PVSEC) – o prêmio de melhor pesquisa na categoria Sistemas Fotovoltaicos.

A estudante apresentou sua pesquisa durante a seção “PV and Architecture: Worldwide Experience and Issues” e recebeu a premiação no encerramento da Conferência, em 3 de outubro de 2013.

Além da premiação estudantil, o trabalho foi selecionado pelo Comitê Científico da Conferência como um dos 20 melhores entre os 1.752 que foram recebidos, sendo convidado a ser submetido à revista “Progress in Photovoltaics” – o artigo está previsto para ser publicado até o final deste mês.

A estudante finalizou seu período de doutorado-sanduíche no Solar Energy Research Institute of  Singapore (Seris), vinculado à National University of  Singapore (NUS) pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Arquiteta, formada pela UFSC, Clarissa ingressou no doutorado em 2010, sob orientação do professor Ricardo Rüther e, desde 2003, atua no Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), no Grupo Fotovoltaica.

Andressa Prates/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli/ Revisor de Textos da Agecom/ UFSC

Fonte: Notícias UFSC