Curso de Engenharia Eletrônica conquista conceito 5 do Inep

23/10/2013 13:26

O curso de Engenharia Eletrônica da UFSC obteve o conceito máximo na Avaliação de Cursos de Graduação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e permite a autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos tecnólogos, de licenciatura e bacharelado. Os documentos utilizados para a análise foram o plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico do curso e relatório de autoavaliação.

Para o professor Carlos Galup Montoro, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica da UFSC, o resultado foi muito satisfatório, em especial por se tratar de um curso novo – a primeira turma se formará no próximo semestre. “Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente em relação à boa avaliação do currículo.” Ele conta que quando foi criado, algumas pessoas temeram que houvesse problema no reconhecimento pelo MEC por ser inovador, com disciplinas atuais ligadas à tecnologia e mais distante das disciplinas tradicionais de Engenharia Elétrica.

Os professores José Carlos de Souza Junior, do Instituto Mauá de tecnologia e Marcos Antonio Cruz Moreira, do Instituto Federal Fluminense, formaram a comissão avaliadora que visitou as instalações do curso no período entre 2 e 5 de outubro. Eles deram notas para as categorias de Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura, que juntas, chegaram ao conceito final máximo, apresentando um perfil de excelência do curso.

Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes)

O Sinaes é formado por três componentes principais: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam traçar um panorama de qualidade dos cursos e Instituições de Ensino Superior (IES) no país. As informações obtidas também são utilizadas pelas IES para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas, e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e comunidade em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Curso de Engenharia Eletrônica da UFSC

Em 2008, a partir do curso de Engenharia Elétrica oferecido pela Universidade e pela expansão possibilitada pelo programa Reuni, foi elaborado o projeto de criação do curso específico de Engenharia Física, alterado em seguida para Engenharia Eletrônica. A nova graduação possibilitou estudos voltados a sistemas eletrônicos integrados, agregando conhecimentos de eletrônica, ciência da computação e dos materiais. O curso prevê duas possibilidades de formação: o bacharelado em Ciências Eletrônicas, obtido ao concluir os créditos correspondentes aos seis primeiros semestres, e o grau de Engenheiro Eletrônico, ao cursar quatro semestres adicionais, cumprir período de estágio obrigatório e elaborar trabalho de conclusão de curso.

 Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.