Doutorando da UFSC é premiado no Chile pela criação de objeto de aprendizagem

29/10/2013 15:13

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC, Raul Inácio Busarello, foi premiado, no dia 25 de outubro, na 8ª Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem (LACLO), que ocorreu na Universidade Austral do Chile, na cidade de Valdívia.

O prêmio foi oferecido ao objeto de aprendizagem criado e que vem sendo construído por Busarello, orientado pela professora Vania Ribas Ulbricht. Faz parte do projeto – “Educação Inclusiva: Ambiente Web acessível com Objetos de Aprendizagem para Representação Gráfica” – com apoio da Capes e CNPq, coordenados pelos professores Tarcísio Vanzin e Vania Ribas Ulbricht.

O objeto de aprendizagem consta em tornar acessível o conteúdo de projeção cilíndrica ortogonal, por meio de um artefato que funde narrativa sequencial das histórias em quadrinhos com a narrativa não-linear do ambiente hipemídia. “A ideia é cativar o aluno pela emoção de ler e poder navegar pela história. Enquanto faz isso aprende os conceitos de geometria descritiva” diz Busarello. O artefato foi inicialmente projetado para alunos surdos e não surdos, entretanto a intenção é ampliá-lo para outros públicos potenciais.

A Conferência surgiu há oito anos pela urgente necessidade de se discutir, sob o âmbito do desenvolvimento tecnológico e a realidade latino-americana as tecnologias de informação e comunicação na Educação. O evento já teve edições no Equador, México, Uruguai, Brasil, Chile, e no próximo ano será na Colômbia.