Livro do Professor Raul Wazlawick é lançado no mercado internacional

04/12/2013 15:33

O livro “Análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos” escrito pelo Professor do Departamento de Informática e Estatística Raul Sidnei Wazlawick e lançado há dez anos pela Série Didática da SBC, alcançou o mercado internacional com o lançamento da terceira edição pela conceituada série Morgan Kaufmann.

De maneira didática e aprofundada, o livro apresenta elementos de análise e projeto de sistemas de informação orientados a objetos. Seu conteúdo diferencia-se da maioria dos outros livros na área por apresentar em detalhes as técnicas de construção de contratos de operação e consulta de sistema de forma que possam ser usados para efetiva geração de código. A versão em português, atualmente na 2ª edição, traz novos padrões e técnicas de modelagem conceitual são detalhadamente apresentados, técnicas estas também adequadas para uso com contratos e diagramas de comunicação, de forma a garantir geração automática de código; não apenas de esqueletos, mas de código final executável. Melhorias e extensões foram realizadas, com a inclusão de um capítulo específico sobre teste e um sobre planejamento de iterações baseado em casos de uso. Vários exemplos foram melhorados e novos padrões apresentados, muitos deles por sugestão de um corpo de revisores internacionais altamente competentes na área de modelagem orientada a objetos.

A publicação é atualmente o único livro no mundo, segundo pesquisa no site da Amazon, a apresentar o novíssimo padrão da OMG conhecido como IFML, criado especificamente para complementar a ausência de diagramas específicos para modelagem de interfaces com usuário que sempre caracterizou a UML. A versão em inglês estará disponível a partir de 14 de fevereiro, mas a pré-compra com desconto já é possível pelo site da Amazon: http://www.amazon.com/Object-Oriented-Analysis-Design-Information-Systems/dp/0124186734/ Também pode ser encomendado no próprio site da editora, usando o código MKFRIEND dará direito a um desconto de 30% sobre o preço de capa. Existem condições especiais para compras acima de 10 cópias (sendo este o caso, entrar em contato com o Professor Raul – ).

O professor Raul Wazlawick possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrando as disciplinas de Engenharia de Software II e Informática e Sociedade no Bacharelado em Ciência da Computação e Modelagem Orientada a Objetos e Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação no Mestrado/Doutorado em Ciência da Computação da UFSC.