Estudo reestrutura e aprimora gerenciamento do almoxarifado do CTC

15/04/2014 09:38

Uma melhor otimização do Almoxarifado Setorial do CTC foi o que motivou a consultoria feita pela Empresa Junior de Engenharia de Produção (EJEP) e o Grupo de Estudos Logísticos (GELOG).  Realizado a pedido da Direção do Centro Tecnológico o estudo teve como objetivo analisar os problemas de controle de estoque do Almoxarifado Setorial do CTC e desenvolver um modo mais eficiente de gerir os itens em estoque.

Segundo o gerente do projeto e membro da EJEP, Lucas Koenig Borges, “O grande objetivo dessa consultoria é garantir que todos os produtos que nós analisamos estejam no lugar certo na hora certo. É a pessoa lavar a mão e ter sabonete, é o servidor ir tomar café e ter o café”. Após três messes de trabalho o projeto entra em seu estágio final e o novo modelo está sendo implantado ao longo deste semestre. O coordenador de Apoio Administrativo do CTC, Eugênio Luiz Gonçalves avalia a importância do estudo afirmando que “A função desta consultoria solicitada pela diretoria a EJEP e ao GELOG é analisar e sanar as deficiências do almoxarifado com bases não intuitivas, mas científicas”.

O Almoxarifado Setorial do CTC também contará com o apoio de Matheus Allgaier, membro do projeto, na etapa de implantação, com o intuito de consolidar os conhecimentos adquiridos no projeto.  A função dele é ajustar as discrepâncias apontadas no projeto, aplicando as atividades diárias no Almoxarifado Setorial do CTC, além de possibilitar a atualização de novas práticas de trabalho pelo responsável desse Almoxarifado,  utilizando a metodologia proposta. Segundo um dos consultores do projeto e membro do GELOG, Douglas Carvalho, o objetivo deste trabalho é que não ele seja temporário, mas cíclico, como uma cadeia, sempre apontando melhorias ao sistema do controle de estoque do CTC.

 

Entendendo a situação

No atual modelo de gestão o almoxarifado do CTC recebe uma cota de materiais de forma mensal, distribuída pelo Almoxarifado Central da UFSC. O Almoxarifado Setorial do Centro Tecnológico redistribui os materiais para os onze departamentos, conforme demanda existente, sem qualquer controle de contas individuais.  Em decorrência a falta de controle na distribuição interna entre os diversos departamentos, acaba havendo excesso de estoque de produtos em alguns departamentos e escassez em outros.

Imagem 04.png

Fluxo do atual modelo de gestão dos almoxarifado

Segundo Douglas Carvalho, foi constatado que mais de 90% da movimentação do almoxarifado corresponde a 24 produtos que vão desde sabonetes e papel higiênico até sacos plásticos e desinfetantes. Após reuniões e troca de mensagens com o Almoxarifado Central foi acordado que o CTC passará a fazer pedidos quinzenalmente para possibilitar um melhor controle do estoque ao longo do mês. Concomitantemente, foi estipulada uma cota máxima mensal de produtos para cada departamento. Uma vez estipulado distribuição quinzenal junto ao Almoxarifado, foi definida distribuição semanal por departamentos, dentro das cotas estipuladas, para evitar os excessos estoques de um lado e falta de outro lado.

Segundo Eugênio Gonçalves essas cotas foram fixadas para otimizar e racionalizar o controle de estoque do Almoxarifado Setorial do CTC.

Ao longo do trabalho o grupo que realizou o estudo contou o apoio do membro da EJEP, Felipe Bento Soares e com a supervisão e orientação técnica do professor Carlos Taboada e de sua doutoranda, Francielly Staudt.

 

Simulador de demanda do CTC

Para ajudar a administrar a longo prazo os estoques, o GELOG e a EJEP desenvolveram o simulador de demanda do Centro Tecnológico. O cálculo foi feito com base nas médias reais de gasto de produtos para cada ambiente e situação. O simulador possibilitará também que seja feito o cálculo de gastos para prédios, salas e departamentos que hão de ser construídos e criados no futuro. Permitindo assim que a direção do CTC consiga sempre manter um equilíbrio na quantidade de produtos solicitadas ao almoxarifado central.

Sobre o GELOG e a EJEP

O GELOG é um grupo autônomo de estudos logísticos. Fundado há 13 anos o grupo é aberto a todos os alunos de graduação da UFSC que tenham interesse na realização de projetos e estudos na área de logística empresarial.

A EJEP é uma Empresa Junior fundada em 1991 e administrada por acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da UFSC. Atua por meio de consultorias prestadas em sua maioria para indústrias da grande Florianópolis. A EJEP busca capacitar seus membros em áreas da Engenharia de Produção como Lean Manufacturing, PCP e Logística.

            Mais informações e contatos dos respectivos grupos podem ser acessadas em seus sites oficiais através das imagens abaixo.

 


Logo EJEP.pngCópia (2) de Logo GELOG.jpg