e³ participa de competição de veículos de eficiência energética nos Estados Unidos

29/04/2014 12:58

A e³ (Equipe UFSC de Eficiência Energética) conquistou a 15ª posição na categoria “protótipos movidos à gasolina” na Shell Eco-Matahon Americas 2014 (SEM) realizada em Houston, nos Estados Unidos. O evento aconteceu no Discovery Green Park entre os dias 24 e 27 de abril e tem como objetivo o design e construção de veículos que tenham a melhor eficiência gastando o mínimo de combustível. A SEM é realizada há mais de 70 anos e esse ano contou com a participação de mais de 100 equipes de todo o continente americano competindo em diversas modalidades.

Veículo E3P05, ou simplesmente Senna. Usado pela equipe eª na Shell Eco-Marathon Americas 2014.

Após 3 dias de competição a e³ conquistou a 15ª posição com a marca de 318.58 quilômetros rodados com um litro de combustível. Para realizar tal marca a equipe utilizou o veículo construídos por eles batizado de Senna, em homenagem ao famoso piloto brasileiro de Formula 1. O veículo foi projetado de forma a ter o menor atrito com o ar possível e utilizando materiais leves e resistentes. Tal projeto foi elaborado de forma a aproveitar ao máximo o um litro de combustível que é utilizado na prova. Esta colocação foi a melhor posição de uma equipe brasileira na categoria este ano.

A e³ é um grupo formado por estudantes da UFSC que busca desenvolver tecnologias de alta eficiência energética. A equipe também participou da SEM 2012 quando ficou com a sétima posição com a marca de 412 quilômetros com um litro de combustível. Ano passado ficaram em segundo lugar na Maratona Universitária da Eficiência Energética. A meta agora é atingir a marca de 1000 quilômetros por litros de combustível. O grupo conta com alunos de Engenharia Civil, Controle e Automação, Mecânica, Eletrônica e de Produção, além dos cursos de Física e Jornalismo.

Para mais informações sobre a e³ podem ser vistas através da página oficial do grupo no facebook.