Alunos e professores de Arquitetura realizam a Semana Experimental

12/05/2014 11:46

De hoje até sexta-feira ocorrerá a Semana Experimental que irá desenvolver atividades e projetos multidisciplinares para os diversos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. A ideia surgiu por iniciativa dos alunos e professores e será realizada como forma de auxiliar na construção de um novo currículo do curso. Essa é a primeira vez que a Semana é realizada.

O intuito é que durante a semana os projetos sejam desenvolvidos de forma dinâmica e didática. A semana terá como tema “A UFSC e a sua relação com a cidade”. No período da tarde, professores de diferentes áreas darão aulas voltadas a temática com o objetivo de mostrar que o conteúdos distintos podem ser aplicados em conjunto para uma melhor compreensão e aplicação prática. E no período da noite ocorrerão os chamados ateliês integrados. Para a realização destas atividades os alunos de todos os períodos do curso foram divididos por sorteio em equipes mistas. Nestes locais as equipes irão desenvolver seus respectivos projetos enquanto contam com o apoio de diversos professores. Segundo os organizadores do evento estas atividades irão integrar tanto o conteúdo ministrado quanto os alunos dos diversos períodos do curso.

Os alunos devem ficar atentos sobre como proceder durante a semana. Primeiro devem assistir a duas palestras à tarde em diferentes salas. Uma às 14:00 e outra às 16:30, elas estarão relacionadas a temática e darão suporte teórico para a realização dos projetos. Deverão se informar com antecedência quem são os seus respectivos grupos com os quais devem se reunir no período noturno para a realização dos projetos no ateliê. À noite deverão procurar sua mesa de trabalho que estarão com etiquetas com o nome dos integrantes do grupo. Cada mesa contará com mapas e papel para auxiliar os alunos a iniciarem a discussão de ideias. Por fim a equipe deverá decidir um tema específico para o seu trabalho e começar a desenvolver o projeto. Os alunos terão até sexta para concluir as atividades.

Mais informações sobre a Semana Experimental podem ser vistas na página oficial do evento no facebook ou no Departamento do Curso de  Graduação em Arquitetura e Urbanismo.