Pesquisas da UFSC estão entre os destaques do Prêmio Capes de Tese

02/09/2015 10:20

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou distinções a sete doutores pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Do Centro Tecnológico (CTC), quatro receberam o Prêmio Capes de Tese 2015 e, dois foram agraciados com menções honrosas. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 31 de agosto. O prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado.

Na área “Ciência de Alimentos”, a vencedora foi Geovana Dagostim Savi Bortolotto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, com a tese “Estratégias de controle e descontaminação do trigo em grãos (Triticuma aestivum L.) com relação a fungos micotoxinas e agrotóxicos utilizando compostos químicos e ozônio gasoso”, orientada por Vildes Maria Scussel.

Na área “Engenharias III”, Fernando de Jesús López Rodríguez foi premiado pela  tese “Detecção e caracterização de defeitos internos por termografia infravermelha pulsada”,  sob a orientação de Vicente de Paulo Nicolau, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica, e coorientação de Xavier Maldague, da Université Laval, do Canadá.

Na área “Materiais”, o vencedor foi Edroaldo Lummertz da Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, pela tese “Interações Nanopartícula-Células e Biomaterial-Células induzem mudanças globais em programas de expressão de genes”, orientado por Carlos Renato Rambo e coorientado por Luismar Marques Porto.

Recebeu menção honrosa um egresso do CTC: João Victor Staub de Melo, na área “Engenharia I”, pela tese “Desenvolvimento e estudo de comportamento reológico e desempenho mecânico de concretos asfálticos modificados com nanocompósitos”, orientado por Glicério Trichês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Para concorrer ao Grande Prêmio, os autores ganhadores do Prêmio Capes de Tese devem encaminhar à Capes, no prazo de 20 dias após a publicação no Diário Oficial, uma vídeoaula com duração de 20 a 30 minutos, em CD ou DVD. A aula deve ser destinada a estudantes de ensino médio, abordando, de forma apropriada a esse nível educacional, o tema da tese.

O evento de entrega dos prêmios será em Brasília, no dia 10 de dezembro de 2015, na sede da Capes, às 18 horas. A Capes arcará com as despesas de passagens e diárias para o autor e o orientador.

Mais informações: