Estudante de Pós-graduação da UFSC alcança segundo lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis

31/08/2016 08:13

“Avaliação do potencial de produção de Biometano a partir de Lemnas: efeito do pré-tratamento” este é o título do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da estudante de mestrado do programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental Bruna Scandolara Magnus, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS).

Sob a orientação do professor Wanderli Leite, da Universidade Federal de Pernambuco, a mestranda realizou seu TCC no Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos (LABEFLU) e estudou o potencial de geração de biometano (BMP) da biomassa de lemnas (plantas aquáticas), tendo seu projeto incluído no campo de pesquisas sobre tratamento de águas residuárias e gerenciamento dos subprodutos gerados neste processo.

A apresentação do projeto aconteceu durante o 28º Congresso da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambienta) e o premio visava escolher trabalhos acadêmicos que contribuíssem para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor de saneamento, sendo potencialmente aplicáveis pela Senapar, não existindo somente na teoria. Além de incentivar pesquisas e inovações, segundo Bruna,“[o prêmio] mostra o quanto a pesquisa não fica só dentro da universidade, ela pode ser aplicada”.

A cerimônia de premiação será no dia 23 de janeiro de 2017, na cidade de Curitiba-PR, em comemoração ao aniversário da Sanepar. Durante os períodos da manhã e da tarde, serão realizadas as apresentações orais dos seis trabalhos premiados, que deverão ser apresentados pelos seus próprios autores. Os trabalhos classificados até o terceiro lugar, de cada categoria, receberão certificado, um prêmio em dinheiro e a publicação do trabalho em um livro que será lançado em 2017.

saneparlogo