Ex-reitor e professor do CTC, Alvaro Prata é eleito diretor-presidente da Embrapii

23/07/2024 15:31

Ex-reitor da UFSC, Alvaro Prata assume comando da EMBRAPII no dia 1º de agosto.

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Alvaro Tubes Prata, foi eleito pelo Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) como o novo diretor-presidente da organização. A posse ocorre no dia 1º de agosto. Formado em Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1977), Prata foi professor de Engenharia Mecânica por 44 anos, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2000 a 2004) e reitor (2008 a 2012) da UFSC. Também foi pesquisador nível 1A no CNPq de 1992 a 2022 e cofundador do POLO, Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, referência mundial na sua área de atuação.

Entre 2012 e 2018, Alvaro Prata integrou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde ocupou os cargos de secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, e secretário executivo. Com vasta experiência acadêmica, Prata recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe Grão-Cruz) e o Prêmio Anísio Teixeira em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais, científicas e tecnológicas no Brasil. É membro titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Engenharia.

O pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Jacques Mick, celebrou o fato de a universidade ter um de seus quadros em posição de destaque: “Prata vai ajudar a aprimorar o modelo Embrapii, do qual a UFSC foi pioneira (com a unidade Polo, associada ao laboratório criado pelo próprio Prata). Hoje temos também a Move, de mobilidade elétrica, e há interesse de colegas em constituir uma terceira, vinculada às indústrias de alimentação. Aperfeiçoamentos na Embrapii podem intensificar os vínculos entre universidades e indústrias em todo o país, objetivo do governo federal”.

Fonte: Notícias UFSC