Pós-doutorado do PPGEA recebe Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2025

20/08/2025 15:11

O Dr. Matheus Cavali, pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC, recebeu uma Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2025, pela sua tese de doutorado intitulada “Hydrochar from co-hydrothermal carbonization of lignocellulosic waste and non-dewatered sewage sludge” (Hidrocarvão a partir da co-carbonização hidrotérmica de resíduo lignocelulósico e lodo de esgoto não desidratado). A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. Armando Borges de Castilhos Junior (PPGEA-UFSC) e coorientada pelos professores Dr. Nelson Libardi Junior (PPGEA-UFSC) e Dra. Adenise Lorenci Woiciechowski do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (PPGEBB) da UFPR. O estudo foi desenvolvido em três instituições: UFSC, UFPR e o Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Lyon, França.

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Nelson Libardi Junior, Dr. Matheus Cavali e Prof. Dr. Armando Borges de Castilhos Junior.

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Na sua pesquisa, Matheus desenvolveu uma alternativa inovadora para dar destino a dois resíduos: a serragem e o lodo de esgoto. Ele propôs a produção de um tipo especial de biocarvão, chamado hidrocarvão (hydrochar), obtido por meio de um processo termoquímico conhecido como co-carbonização hidrotérmica. O hidrocarvão tem o potencial ser empregado em diversas aplicações ambientais. Entre elas, destacam-se a adsorção de poluentes, a geração de bioenergia e a melhoria da qualidade dos solos. De acordo com o pesquisador, a valorização de resíduos é um passo estratégico para consolidar a economia circular e alcançar as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Fonte: Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA)