Ranking internacional tem 19 pesquisadores do CTC da UFSC entre os mais influentes do mundo
O Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem 19 pesquisadores entre os mais influentes do mundo, segundo a atualização do ranking internacional divulgado pela empresa holandesa Elsevier, voltada à área de publicações técnicas e científicas. A lista considera os 100 mil cientistas mais bem posicionados em critério criado para o ranking ou que tenham destaque em uma subárea específica.
O levantamento considera um índice – chamado c-score – calculado de acordo com o desempenho dos pesquisadores em número de citações, proporção de referências em publicações, entre outras métricas. São pesados no cálculo também, como forma de controle, as autocitações e as publicações formalmente desacreditadas pela comunidade científica, quando é o caso.
Pesquisadores do CTC que aparecem no ranking:
Enedir Ghisi
Ivo Barbi
Paulo Augusto Cauchick Miguel
Dachamir Hotza
Christian Johann Losso Hermes
Alexandre Trofino Neto
Hazim Ali Al-Qureshi
Débora de Oliveira
Denizar Cruz Martins
Jader Riso Barbosa Junior
Eduardo Camponogara
Fabiane Barreto Vavassori Benitti
Ricardo Ruther
Germán Ayala Valencia
Sandra Regina Salvador Ferreira
Bruno Alexandre Pacheco de Castro Henriques
Marcia Barbosa Henriques Mantelli
Enzo Morosini Frazzon
Telles Brunelli Lazzarin
Produções até 2024
O ranking da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators foi publicado em 19 de setembro. Ele traz duas listas dos pesquisadores mais influentes do mundo: uma que considera a carreira inteira do pesquisador e outra que leva em consideração apenas a produção científica de 2024. A UFSC tem 35 nomes na primeira lista e 32 pesquisadores na segunda. Há 16 pesquisadores da UFSC que aparecem em ambas as listas.
O resultado do levantamento é classificatório. Ou seja, as listas elencam os pesquisadores conforme o c-score. O pesquisador da UFSC mais bem classificado pela carreira está na posição 44.768. Já na lista que considera somente a produção de 2024, a Universidade aparece com o primeiro pesquisador na posição 16.457.
Os cientistas foram classificados em 22 áreas do conhecimento, dividas em 174 subáreas. As métricas para elaboração do ranking foram coletadas da base de dados de citações Scopus, considerando as atualizações até 1º de agosto deste ano, que se referiam até o ano passado.
O Centro Tecnológico (CTC) parabeniza seus/suas cientistas pela conquista e pelo reconhecimento.
Fonte: Notícias UFSC




