CTC realiza exposição do SolarButterfly, veículo movido a energia solar
No dia 26 de setembro, o SolarButterfly estará no CTC/UFSC – Campus Florianópolis, das 13h às 17h, no estacionamento entre o LVA e o ENS, aberto à visitação pública. Às 14h, haverá uma apresentação no Auditório Prof. Luiz Antunes Teixeira (Teixeirão) com os integrantes da equipe Simon Hofmann, Reto Baumann e Kaique dos Santos, que compartilharão suas experiências e responderão perguntas.

SolarButterfly na França. Foto: SolarButterfly
O SolarButterfly é o maior veículo movido a energia solar do mundo e representa inovação e compromisso na luta contra as mudanças climáticas. Depois de percorrer 85.000 quilômetros em quatro continentes, o veículo está agora em sua última etapa, do Uruguai até Belém. O grande objetivo é participar da Conferência do Clima da ONU COP30, em Belém, no Brasil, onde a sua missão viverá um novo ponto alto em meados de novembro.
Sobre o projeto
O SolarButterfly é uma tiny house autônoma em forma de borboleta. É rebocado por um carro elétrico e abastecido por asas solares retráteis. Foi inventado pelo pioneiro suíço da energia solar Louis Palmer e desenvolvido pela Universidade de Lucerna (HSLU). É o primeiro veículo do mundo construído em grande parte com garrafas PET recicladas retiradas do mar.
Diariamente, o SolarButterfly gera energia suficiente para percorrer até 200 km sem emissões. Conta com uma cozinha completa, quatro camas, chuveiro, além de um espaço de oficina e de trabalho. A sua principal missão é apresentar soluções práticas e economicamente viáveis contra as mudanças climáticas e visitar escolas para mostrar que o mundo está repleto de caminhos para um futuro sustentável.

SolarButterfly na França. Foto: SolarButterfly
A equipe do SolarButterfly, composta por mais de 100 pessoas, já reuniu centenas de inovações criativas e de fácil aplicação, visitando escolas na Europa, América do Norte, Ásia e África do Sul. Assim, sensibiliza jovens para as tecnologias sustentáveis e para a importância das ações individuais. O seu alcance e conceito pedagógico visam criar consciência e indicar soluções concretas.
Os custos do projeto são cobertos por financiamento coletivo e patrocinadores, entre eles: maxon, Brugg Group, myclimate, 3A Composites Core Materials, Geser Fahrzeugbau, Komax, Kyburz, Hochschule Luzern HSLU, OPES Solutions, Schindler, 3A Composites Mobility, Lucerne Business Development, Rinderknecht Küchenbau, OceanSafe, Jim&Jim e Studer Innotec.
Para entrevistas ou perguntas:
Louis Palmer
📧 media@solarbutterfly.org
📞 +41 78 956 40 08
Fotos e material de imprensa:
solarbutterfly.org/media
Professor responsável pelo evento:
Prof. Allan Starke
📧 allan.starke@lepten.ufsc.br
📞 (48) 3721-9379 (212) | 3721-9937 (212)




