Celebração de 65 anos do Centro Tecnológico (CTC)

03/12/2025 15:04

Convidamos toda a comunidade do Centro Tecnológico (CTC) para a celebração dos 65 anos de criação do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento será realizado no dia 17 de dezembro, quarta-feira, às 10 horas no Auditório Prof. Luiz Antunes Teixeira (Teixeirão) do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL).

Convite em fundo azul com informações sobre a celebração dos 65 anos do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC.
O Centro Tecnológico nasceu junto com a UFSC como Escola de Engenharia Industrial (EEI), pela mesma Lei nº 3.849 de 18 de dezembro de 1960, junto com a Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdades de Ciências Econômicas e Faculdade de Serviço Social.

Será um momento de homenagens aos ex-diretores (de 1960 a 2024) e aos servidores docentes e técnicos aposentados no ano de 2025. Teremos a presença de ex-diretores do Centro Tecnológico e representantes da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), além da presença de representantes da reitoria.

Localização do Auditório Teixeirão (Google Maps):

Centro Tecnológico da UFSC lidera Instituto Nacional para estudo e desenvolvimento de bioprodutos

02/12/2025 15:14

O Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conta, a partir do dia 1 de dezembro, segunda-feira, com uma unidade multipropósito de pesquisa com foco na sustentabilidade e na tecnologia:  o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Biofábricas. O novo INCT da UFSC terá recursos de cerca de R$ 11 milhões e envolve redes de pesquisadores formadas a partir da colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, associações e indústrias de todas as regiões. O objetivo é desenvolver bioprodutos de interesse tecnológico e escalonamento da produção para transferência das tecnologias para o setor produtivo, cooperativas e pequenas e médias empresas na área biotecnológica.

Professora Débora coordena grupo que vai estudar e gerar bioprodutos de impacto para a indústria (Fotos: Gustavo Diehl)

Pelo menos 45 pesquisadores de dez instituições estão envolvidos com o primeiro workshop do grupo, que ocorre no departamento de Engenharia Química e de Alimentos. “O principal objetivo, além de formar essa rede de pesquisa que tem por objetivo consolidar nacionalmente atividades de pesquisa, extensão e formação de recursos humanos, é montar uma biofábrica, uma unidade capaz de produzir biomoléculas em um nível de produção maior, até para consolidar as pesquisas já existentes nos grupos”, explica a professora e pró-reitora de Pós-Graduação, Débora de Oliveira, que coordena o projeto.

O INCT ainda tem, como objetivos específicos, criar mecanismos para intensificar a interação entre os seus pesquisadores, o setor produtivo e o setor público. Isso auxiliaria a UFSC a se firmar como referência nacional na área e como vetor de disseminação de informação e conhecimento técnico especializado para pesquisadores, técnicos e produtores. Para isso, o grupo pretende produzir pelo menos dez novos produtos e bioprocessos nos próximos anos.

Primeiro workshop da rede é realizado na UFSC. (Fotos: Gustavo Diehl)

A capacitação e a formação de especialistas, com a realização de workshops e produção e publicação de artigos, também faz parte dos objetivos do grupo, que pretende gerar até R$15 milhões em novos negócios, além de auxiliar na criação de pelo menos uma nova startup por região a partir das suas pesquisas. Para atingir os objetivos, o INCT conta com cerca de R$11 milhões em investimentos aprovados, a maior parte deles (cerca de R$5 milhões) em bolsas.

Fazem parte do INCT como colaboradores pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, México, Argentina, Dinamarca, Polônia, Coreia do Sul, Índia e Paquistão. A Rede de Biotecnologia da Região Sul (Rede SulBiotec), Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) e diferentes empresas também apoiam a articulação.

Fonte: Notícias UFSC

Resultado da eleição para representação dos docentes do Centro Tecnológico (CTC) no Conselho Universitário (CUn/UFSC)

27/11/2025 16:48

Na última terça-feira, 25 de novembro, aconteceu a eleição para representação dos docentes do Centro Tecnológico (CTC) no Conselho Universitário (CUn/UFSC), via Sistema de Votação On-line e-Democracia. Ao todo, foram contabilizados 143 votos, sendo 133 deles na Chapa Alexandre Augusto Biz (Titular) / Gregório Jean Varvakis Rados (Suplente e 10 (dez) votos em branco. A Comissão Eleitoral reuniu-se para homologar os resultados na manhã desta quarta-feira, 26 de novembro de 2025.

Assim, a chapa formada pelos professores Alexandre Augusto Biz (Titular) / Gregório Jean Varvakis Rados (Suplente) foi eleita com ampla maioria dos votos. Todo o processo eleitoral será apreciado na próxima sessão do Conselho do CTC.

Atenciosamente,
Comissão eleitoral
Elder Santos, Max Queiroz e Diego Lourenço
Portaria n.° 237/2025/DIR/CTC

Eleição para representação docente do CTC no CUn

24/11/2025 13:33

Prezados(as) docentes do CTC,

Conforme estabelecido no Edital n. 21/2025/DIR/CTC, amanhã, dia 25/11/2025, será realizada a eleição para representação docente do CTC no CUn/UFSC.  A votação será realizada das 9h às 17h, pelo Sistema de Votação On-Line e-Democracia da Universidade Federal de Santa Catarina.

O link para a votação já está disponível (e também será enviado automaticamente pelo sistema amanhã):
URL da Cabine de Votação: https://e-democracia.ufsc.br/helios/e/2025110210000035_4/vote

A autenticação para depositar o voto é feita mediante a autenticação centralizada da UFSC, portanto, verifique seus dados e acesso pelo site https://pessoa.sistemas.ufsc.br/ .

Mais informações sobre o uso do e-Democracia:

Manual do eleitor: https://e.ufsc.br/e-democracia-ajuda/como-votar-usando-e-democracia-da-ufsc/

Perguntas frequentes: https://e.ufsc.br/e-democracia-ajuda/faq-e-democracia/

Atenciosamente,
Comissão eleitoral
Elder Santos, Max Queiroz e Diego Lourenço
(Portaria n.° 237/2025/DIR/CTC)

Docentes do CTC são promovidos à classe de Professor Titular

14/11/2025 17:14

Sete docentes do Centro Tecnológico (CTC) foram promovidos à Classe D – Professor Titular de Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de novembro de 2025. As defesas dos Memoriais de Atividades Acadêmicas (MAA) aconteceram em modo não-presencial, via plataforma on-line de videoconferência Conferência Web, com transmissão ao vivo pelo YouTube no Canal do CTC. Participaram dos eventos o Diretor da Centro Prof. Sérgio Peters, juntamente com a Comissão Avaliadora e os servidores Ariana Casagrande, Catarina Meiko Hayashi e Diego Lourenço.

Docentes do CTC são promovidos à classe de Professor Titular. Foto: Nucom/CTC

A Comissão Avaliadora, designada pelas portarias nº179/2025/DIR/CTC e nº252/2025/DIR/CTC, foi composta por LEANDRO BUSS BECKER (Titular Interno – UFSC), FRANCISCO MARCONDES (Titular Externo – UFC), LIGIA DAMASCENO FERREIRA MARCZAK (Titular Externo – UFRGS), MILTON LUIZ PAIVA DE LIMA (Titular Externo – FURG), AMILTON JOSÉ VIEIRA DE ARRUDA (Suplente Externo – UFPE), JAMES MIYAMOTO (Suplente Externo – UFRJ), ANTONIO CEZAR BORNIA (Suplente Interno – UFSC e HORÁCIO ANTÔNIO VIELMO (Suplente Externo – UFRGS).

Confira a relação dos docentes aprovados:

Jomi Fred Hubner – Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas (EAS)

Emílio Ernesto Paladino – Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)

Erasmo Felipe Vergara Miranda – Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)

Henrique Simas – Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)

Alexandre Augusto Biz – Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC)

Andréa Cristina Konrath – Departamento de Informática e Estatística (INE)

Patrícia Della Méa Plentz – Departamento de Informática e Estatística (INE)

A Direção do Centro Tecnológico parabeniza os novos Titulares! 

Professores e egressos do EEL recebem homenagens no CINASE

12/11/2025 15:19

A 53ª edição do maior evento itinerante do setor elétrico brasileiro, o Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE, está ocorrendo em Florianópolis entre os dias 11 e 12 de novembro, no Centro Sul de Convenções. Criado em 2010 pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos maiores conglomerados de comunicação do segmento, o evento conta com quatro edições anuais, realizadas nas principais capitais brasileiras.

Na noite anterior ao evento, 10 de novembro, ocorreu o 22º Prêmio O Setor Elétrico – Florianópolis. A premiação tem como foco prestigiar os melhores projetos em cinco categorias: 1 – Instalações elétricas industriais e comerciais; 2 – Inovação tecnológica; 3 – Pesquisa e desenvolvimento; 4 – Projeto luminotécnico e 5 – Energia renovável. Foram homenageados professores e egressos do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL), entre eles: a Profa. Helena Flávia Naspolini, e os professores Mauro Rosa e Diego Issicaba, com o 1º lugar na categoria de Inovação Tecnológica.

O Centro Tecnológico (CTC), junto com a Chefia do EEL, parabeniza os homenageados e ressalta a importância desse reconhecimento para os estudantes se inspirarem e projetarem suas trajetórias em direção à excelência profissional, seja na academia, seja no mercado de trabalho.

Profa. Helena Flávia Naspolini é homenageada no 22º Prêmio O Setor Elétrico do CINASE. Foto: Divulgação

Professores Mauro Rosa e Diego Issicaba são homenageados na categoria Inovação Tecnológica. Foto: Divulgação

Nota de pesar: falece Teodoro Caye Schauenberg, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo

10/11/2025 13:46

O Centro Tecnológico (CTC) comunica, com pesar, o falecimento do estudante Teodoro Caye Schauenberg na madrugada deste domingo, 9 de novembro. Teodoro era natural do Rio Grande do Sul e estava na 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ele também fazia estágio no Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC), em Florianópolis.

Falece Teodoro Caye Schauenberg, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo. Foto: Divulgação

O velório acontecerá nas Capelas Mortuárias Diersmann, de Estrela, no Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro. Enlutada, o CTC e, especialmente, o curso de Arquitetura expressam seus sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos de Teodoro neste momento de despedida.

Homologadas as candidaturas para representantes docentes do CTC no CUn/UFSC

03/11/2025 13:33

Foram homologadas as candidaturas para o processo eleitoral que vai escolher representantes do Centro Tecnológico no Conselho Universitário da UFSC. A cada 2 anos são escolhidos dois professores – 1 representante titular e 1 suplente – para atuar em nome do CTC nas reuniões da jurisdição superior da Universidade. Este ano as eleições terão uma chapa única e acontecerão exclusivamente por meio eletrônico (não presencial) no dia 25 de novembro.

Segundo as normas estabelecidas pela Resolução Normativa N° 64/2015/CUn, a Comissão Eleitoral, responsável pelo processo, anunciou hoje, 3 de novembro, a validação da candidatura da chapa composta pelos professores

Alexandre Augusto Biz (Titular) e

Gregório Jean Varvakis Rados (Suplente).

O prazo para interposição de recursos sobre a chapa vai até amanhã, 4 de novembro de 2025.

Conforme estabelecido no Edital n. 21/2025/DIR/CTC, a votação será realizada dia 25/11/2025, das 9h às 17h, pelo Sistema de Votação On-Line e-Democracia da Universidade Federal de Santa Catarina. Para acessar a página, basta que o eleitor faça login no Sistema de Gestão de Identidade da UFSC (idUFSC). Podem votar na ocasião todos os professores em efetivo exercício do Centro Tecnológico.

Confira abaixo o cronograma atualizado do processo eleitoral:

O quê? – Eleição de representantes docentes do CTC no CUn/UFSC

Quando? – 25 de novembro de 2025

Onde? – Sistema de Votação On-Line e-Democracia

Quem pode participar? – Docentes do CTC em efetivo exercício

Homologação das candidaturas – 3 de novembro (hoje)

Prazo para recursos sobre as chapas – 4 de novembro

Período para campanha eleitoral – 5 a 21 de novembro

Divulgação dos resultados – 26 de novembro

Prazo para recursos sobre os resultados – 28 de novembro

Homologação dos resultados – até 17 de dezembro

Atenciosamente,

Comissão eleitoral

Elder Santos, Max Queiroz e Diego Lourenço

(Portaria n.° 237/2025/DIR/CTC)

Reaberto período de inscrições para registro de candidaturas de representação docente no CUn

29/10/2025 14:53

Foi reaberto o período de inscrições para eleição de representantes docentes (titular e suplente) do CTC no Conselho Universitário (CUn), tendo em vista a ausência de candidaturas no período estipulado para inscrições das chapas.

As inscrições podem ser feitas de 20 a 31 de outubro. As eleições serão realizadas no dia 25 de novembro.

Formulário inscrição de candidatos

Cronograma Completo

Retificação do cronograma

Inscrições para eleição de representantes docentes do CTC no Conselho Universitário (CUn)

17/10/2025 10:58

Estão abertas as inscrições para representante docente titular e suplente do CTC no Conselho Universitário (CUn), para um mandato de dois anos.

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 20 a 27 de outubro de 2025, mediante o envio do formulário de inscrição (no formato PDF) à Secretaria do Centro Tecnológico no endereço  com cópia ao Presidente da Comissão Eleitoral ().

A eleição será realizada no dia 25 de novembro de 2025, das 9h às 17h, por meio do Sistema de Votação On-Line e-Democracia, serviço oferecido pela Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre da UFSC e disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br.

Edital de convocação 21/2025/DIR/CTC – Eleições de representantes docentes do CTC no CUn.