Engenharia de Controle e Automação completa 20 anos

24/09/2010 15:44

Na última sexta-feira, 24 de setembro, aconteceu o evento “20 anos do curso de Engenharia de Controle e Automação”. Promovido pelo Departamento de Automação e Sistemas (DAS), o evento usou o auditório da Reitoria e foi aberto ao público e gratuito. O ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Ronaldo Pena, esteve na UFSC para uma palestra pela manhã.

O processo de implantação do curso iniciou em 1987, sendo aprovado pelo Conselho Universitário no ano seguinte. No entanto, a entrada da primeira turma aconteceu apenas no ano de 1990. A regulamentação por parte do Ministério da Educação veio em 1994 e, treze anos depois, foi criado o programa de pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, com mestrado e doutorado.

Como um curso multidisciplinar, possibilita a participação dos alunos em atividades de iniciação científica e estágios em vários departamentos do Centro Tecnológico.

Para o professor Augusto Humberto Bruciapaglia a missão do Engenheiro de Controle e Automação tem três palavras-chave. A segurança dos sistemas de produção tanto para os seus operadores quanto para os equipamentos, a produtividade, no sentido de se produzir mais com menos, e a qualidade, pois visa a manutenção das condições de processamento o mais próximas possíveis dos ótimos de projeto. Para Augusto, a perspectiva para o futuro do curso é “continuar contribuindo para a formação de profissionais de elevada qualificação tecnológia e ética.”

Fonte: Nucom // Victor Hugo Bittencourt