Equipes do Centro Tencológico expõem veículos na 9ª SEPEX

21/10/2010 16:36

Os veículos das equipes de competição acadêmica do Centro Tecnológico estão expostos no pavilhão da 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, na praça da cidadania, em frente à reitoria. O estande da UFSC Compete – associação que reúne os times que competem com os protótipos – é um dos mais movimentados do evento. O estande da UFSC Compete é o 174 e a exposição dos veículos vai até amanhã, às 16h00, quando se encerra a visitação à SEPEX.

O estande chama a atenção de quem passa pela estrutura montada próxima ao palco onde acontecem as apresentações culturais do evento. Os protótipos participam de competições nacionais e internacionais e fazem parte das atividades práticas das equipes. Um exemplo é a equipe Céu Azul de aerodesign, que compete, neste fim de semana na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo. Até o dia 24 de outubro, centenas de estudantes estarão envolvidos na 12ª edição do Aerodesign Brasil.

Além de aliar teoria e prática da graduação, os trabalhos dos cerca de 100 alunos envolvidos nas cinco equipes divulgam o nome do Centro Tecnológico e da Universidade nas competições em que participam. “Os professores são coordenadores mas o desenvolvimento do trabalho é feito pelos alunos”, diz Emiliano Missio, membro da E³, equipe de eficiência energética. A equipe de Emiliano está com processo seletivo para novos membros aberto até o final deste mês.

Espaço para produção acadêmica

Os acadêmicos do CTC também apresentam seus trabalhos científicos na 9ª SEPEX. A exposição de banners acontece no hall de exposições do Centro de Cultura e Eventos. No espaço, os grupos, núcleos e laboratórios do Centro Tecnológico divulgam sua produção acadêmica.

Por Nucom // Victor Hugo Bittencourt