Aerodesign da UFSC recebe menção honrosa em evento nacional

29/10/2010 16:38

A Equipe Céu Azul de Aerodesign, ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, recebeu menção honrosa na categoria Melhor Inovação Tecnológica e Ousadia no SAE Aerodesign Brasil. Dois times da Céu Azul participaram do evento, um na Classe Regular e outro na Classe Micro, e foi nesta última que o avião rádiocontrolado projetado pelos alunos foi premiado. Esta foi a terceira menção honrosa recebida pela equipe do Centro Tecnológico, que já havia sido certificada em 2005 e duas vezes no ano de 2007.
A décima terceira edição do SAE Aerodesign Brasil aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro e reuniu equipes de design aeronáutico no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, na cidade paulista de São José dos Campos. Dos 96 times inscritos no evento, cinco eram de Santa Catarina e nove vieram de países do exterior, como México, Índia e Estados Unidos, além de grupos de outras instituições de ensino superior do Brasil. As equipes que obtiveram as melhores pontuação irão representar o Brasil no AE Aerodesign East Competition, que acontece ano no Estados Unidos no próximo ano.
Com aviões de dimensões reduzidas, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores. A equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta categoria, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.
Sobre a Céu Azul
A equipe Céu Azul UFSC de Aerodesign foi criada em 2001, com a formação da equipe Aero-982. A primeira equipe a defender o nome da UFSC no SAE Aerodesign Brasil foi a Teco-Leco. Mais de cem alunos já passaram pelo grupo orientado pelo Prof. Dr. Edison da Rosa e pelo engenheiro Juliano Toporoski Micheletto.
No evento, a competição consiste em projetar, documentar e construir uma aeronave rádio controlada, capaz de transportar grande quantidade de carga, com bom desempenho na decolagem, aterrissagem e estabilidade em vôo dentro das limitações estabelecidas pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla em inglês).

Por Nucom // Victor Hugo Bittencourt

Fotos: Arquivo Equipe Céu Azul