Equipe do Centro Tecnológico é bicampeã de competição nacional

12/11/2010 16:52

Embarcação do CTC foi bicampeã nacional

Pelo segundo ano seguido a equipe Vento Sul, do Centro Tecnológico (CTC), foi campeã do Desafio Solar Brasil, que aconteceu na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de novembro. O barco movido a energia solar venceu na categoria catamarã e na classificação geral, com quase 4 horas de vantagem sobre o segundo colocado. A embarcação campeã está exposta no hall do CTC.

Ao final de quatro dias de competição, o barco da equipe Vento Sul, vinculada ao Laboratório de Energia Solar do Departamento de Engenharia Mecânica, foi o mais rápido entre os 12 times que participaram da competição. No resultado final, o barco do Centro Tecnológico superou o segundo colocado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 4 horas de vantagem. A menor diferença entre o Vento Sul e o Mangue, da UFRJ, foi de 10 minutos e 55 segundos. Pela primeira vez no Desafio Solar Brasil uma equipe foi campeã na categoria catamarã e na classificação geral, superando os barcos monocascos, que são mais leves.

Desafio Solar movimentou Paraty

Em 2011, além de defender o título, a Vento Sul será a anfitriã do Desafio Solar Brasil. A competição acontece em Santa Catarina, no mês de fevereiro.

Mais informações sobre o barco solar da UFSC pelo telefone 3721-9379, ramal 220, e no site barcosolarufsc.blogspot.com.

Por Nucom // Victor Hugo Bittencourt

Fotos: Arquivo Desafio Solar Brasil