4º Seminário Catarinense de Calçadas está com inscrições abertas

19/11/2010 15:42

O 4º Seminário Catarinense de Calçadas traz a Joinville três arquitetos e urbanistas para expor suas pesquisas e trabalhos realizados no Brasil sobre caminhabilidade, respeitando a mobilidade e a acessibilidade urbana. O evento será realizado das 14 às 18h30, do dia 26 de novembro (sexta-feira), no auditório da Acij, e a inscrição para cada participante é gratuita. O objetivo é reunir um público de aproximadamente 300 pessoas, entre representantes dos municípios, sociedade civil e entidades acadêmicas interessadas nas melhores formas de utilização do espaço público das calçadas. A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação Ippuj (www.ippuj.sc.gov.br),  deve preenchida e enviada para o e-mail: . A pedido dos interessados, as inscrições foram prorrogadas até o dia 21 (domingo).

O seminário é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, Ippuj, Conurb, CREA-SC, Sinduscon/Jlle, CDL/Jlle, CEAJ e Confea. Nos anos anteriores, a ABCP organizou o mesmo encontro nas cidades de Blumenau, Criciúma e Itapema e, este ano, convidou a Fundação Ippuj para organizá-lo em Joinville.

A gerente de Pesquisa e Documentação da Fundação Ippuj, Nilzete Farias Hoenicke, destaca que o encontro é uma possibilidade para a sociedade civil refletir sobre a importância do planejamento do espaço público das calçadas.  Segundo ela, a troca de experiências entre os municípios sobre as questões de concepção, execução e os aspectos de legislação urbanística irá enriquecer o debate que o seminário está oportunizando.

Os painelistas
O 4º seminário Catarinense de Calçadas terá três painéis.

O arquiteto paisagista Benedito Abbud, que tem 40 anos de profissão irá expor o tema “Utilizando as calçadas para criar paisagem urbana melhor”. Abbud foi presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) e assina projetos paisagísticos de cidades, parques, praças, condomínios verticais e horizontais, residências, empreendimentos corporativos e comerciais, hotéis e flats e shoppings. Abbud também foi consultor de projetos para a candidatura do Rio de Janeiro à Olimpíada de 2016.

Philip Gold, mestre em Pesquisa Operacional e Estudos de Gerenciamento e autor do livro “Seguridad de Trânsito – Aplicaciones de Ingeniería para Reducir Accidentes”, irá falar sobre “Melhorando as condições para locomoção a pé e em cadeiras de rodas nas calçadas brasileiras”. Gold é consultor autônomo do Banco Mundial desde 2006 e sócio gerente da Gold Projects, Planejamento e Representações Ltda. Entre seus últimos trabalhos estão os serviços de atendimento aos usuários de rodovias federais e o projeto de aumento da capacidade da rodovia urbana Linha Amarela, no Rio de Janeiro.

O arquiteto e urbanista Gustavo Partezani de São Paulo vai apresentar os “Aspectos da legislação sobre calçadas nas cidades brasileiras”. Mestre em arquitetura atua nas áreas de desenvolvimento de projetos e desenho urbano, na requalificação de centros e via públicas. Partezani também é autor da obra “Vias Públicas – Tipo e Construção em São Paulo (1898-1945)”, que investiga e reflete sobre a técnica de construção empregada e seu planejamento. Para complementar a programação, será feita uma abordagem relativa às ações para melhoria das calçadas em Joinville.

Serviço
Dia: 26 de novembro (sexta-feira)
Horário: 13h15 (recepção) e 14 horas (abertura)
Local: Auditório da Acij
Informações e inscrições: www.ippuj.sc.gov.br

Fonte: PósARQ e IPPUJ/Joinville