Santo Amaro da Imperatriz recebe Seminário Internacional de Gestão de Bacias Hidrográficas

24/11/2010 15:59

Alunos, pesquisadores e organizações sociais estão entre os participantes do III Seminário Internacional Sobre Gestão Social de Bacias Hidrográficas, que começa amanhã e vai até sexta-feira, 26, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Santo Amaro da Imperatriz. Professores das Universidades do Arizona, nos Estados Unidos e de Quebéc, no Canadá também participam do Seminário. O evento é realizado pelo Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Governança de Água e do Território.

Durante o Seminário serão debatidas alternativas para o desenvolvimento sustentável de regiões e municípios catarinenses, como a Bacia dos rios Cubatão e Tijucas, na Grande Florianópolis e nas cidades de Urubici, na região serrana, e Itapema, no litoral centro-norte do estado. A programação completa do evento está disponível no site www.gthidro.ufsc.br.

Em Agosto de 2004 e Novembro de 2006 foram realizadas as edições anteriores deste Seminário Internacional de Gestão Social De Bacias Hidrográficas. Ambas edições aconteceram no Município de Urubici, ocasião na qual também foram realizados os Seminários Nacionais sobre o Aqüífero Guarani. No primeiro Seminário trabalhou-se a idéia de Diálogo de Experiência sobre Gestão de Bacias, com relatos de participantes dos Estados Unidos, México e Brasil. No segundo Seminário foi abordado o tema Governança da Água com participantes do Canadá, Estados Unidos e Brasil. Neste terceiro Seminário a idéia central é a de empoderamento dos comitês para a gestão social da água, novamente com pesquisadores dos Canadá, Estados Unidos e Brasil.

O Grupo Transdisciplinar de Pesquisas em Governança de Água e do Território foi criado em 1983 pelo Prof. Daniel Silva após a ocorrência das fortes enchentes que abalaram o estado de Santa Catarina naquele ano. Mais informações sobre o GTHIDRO no site www.gthidro.ufsc.br e pelo telefone 3721-7736.

Fonte: GTHIDRO