Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental ganha novo prédio para laboratórios e salas de aula

16/12/2010 14:11

Será inaugurado às 17h desta quinta-feira (16/12) o bloco 2 do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, que vai abrigar laboratórios de ensino e pesquisa, oito salas de aulas e espaços para os setores administrativos. Vinculado ao Centro Tecnológico (CTC), o departamento funcionava num prédio que já não comportava todas as demandas, e aguardava desde 2003, quando as obras começaram, pela conclusão das novas instalações. O bloco a ser entregue hoje tem cerca de 1.500 metros quadrados.

Além de novos laboratórios, o edifício vai permitir a ampliação dos que já existem e até a transferência do laboratório de hidráulica, que opera próximo ao Hospital Universitário. O chefe do Serviço de Expediente do departamento, Anildo Corrêa Agostinho, explica que a construção enfrentou vários problemas, com a interrupção das obras e a desistência de empresas que ganharam licitações para executar os trabalhos. A terceira empreiteira que assumiu essa responsabilidade é que está entregando o prédio pronto.

O departamento oferece o curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (criado em 1978 com o nome de Engenharia Sanitária), o mestrado (desde 1995) e o doutorado (desde 2000) em Engenharia Ambiental. A graduação tem cerca de 450 alunos, e a pós-graduação, 100. Dos 20 professores, 19 são doutores. A última edição do Guia do Estudante da editora Abril, usado como referência por muitos candidatos ao vestibular no país, deu cinco estrelas ao curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

Além do curso, nas salas do departamento são ministradas disciplinas da Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Materiais e outros. Na pesquisa, o foco são o planejamento e gestão ambiental e o monitoramento e controle da poluição ambiental. E, na extensão, o departamento oferece assessorias a comunidades e órgãos públicos, consultorias a empresas privadas e a promoção de cursos de aperfeiçoamento.

O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental também mantém intercâmbios com universidades dos Estados Unidos, Europa e América Latina e com órgãos públicos como a Embrapa, Ibama, Fatma, Casan e Epagri, além das empresas Sadia, Perdigão, Eliane e Petrobras.

Mais informações com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental pelo fone (48) 3721-9597.

Fonte: Agecom/UFSC