Na mídia: Alunos do Curso de Engenharia de Mobilidade constroem um catamarã movido a energia solar

07/02/2011 14:56
Barco desenvolvido no campus de Joinville vai participar do Desafio Solar Brasil

Para quem olha, é um pequeno catamarã (barco de dois cascos) com um chão estranho, que parece revestido de tela. Mas, para 25 alunos do curso de engenharia de mobilidade da UFSC, campus de Joinville, o barco que usa energia limpa é uma atividade extracurricular da faculdade e uma chance de participar do concurso nacional “Desafio Solar Brasil”. Eles estão empenhados na construção do catamarã movido a luz do sol para competir em uma espécie de rali das águas, em que não basta ser apenas o mais rápido. É preciso saber balancear a energia recebida com a utilizada pelo barco. Ou seja, dominar o projeto por inteiro.

A primeira das quatro etapas da competição será de 13 a 20 de fevereiro, no Lagoa Iate Clube, em Florianópolis. E ainda faltam acertos para finalizar o barco. Montar a “engenhoca” até que foi fácil, o difícil foi levantar os recursos. Os painéis solares e os cascos foram fornecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que promove o evento. Para conseguir o resto dos equipamentos, os alunos tiveram de correr atrás. “Conseguimos parceiros que nos forneceram ferramentas e peças para montar”, diz João Guilherme Simas, o coordenador administrativo do grupo. Ainda falta um controlador de carga, produto importado e caro. Como depender da universidade pública para adquirir o equipamento pode demorar, os alunos resolveram tomar a iniciativa e criaram uma espécie de ação entre amigos para conseguir os recursos.

O responsável por levar a ideia aos amigos foi Rafael Batista. “Fiquei sabendo da prova e, no ano passado, fui até Paraty (RJ) para conhecer mais. Conversei com o pessoal da UFRJ, que havia ido em novembro (de 2010) ao campus de Joinville para dar uma palestra. A partir disso, montamos o grupo”, lembra. Resolveram, por votação, dar ao barco o nome de Babitonga, a baía mais famosa da região Norte do Estado. O equipamento chegou no fim do ano e desde 4 de janeiro os alunos aproveitam as férias para trabalhar diariamente no catamarã. Aproveitam uma pequena marina na Vila Cubatão. “São pelo menos 12 horas por dia”, calcula Simas.
O professor que acompanha o projeto de perto, Cristiano Vasconcelos Ferreira, conta que os alunos estão vivenciando problemas que vão enfrentar no futuro. “Principalmente no que se refere à busca de recursos para tirar os projetos do papel”, afirma.

Vale chance de disputar na Holanda

A aluna Priscila Cunha, de 19 Anos, explica como funciona o barco. “A energia solar é captada pelas placas, convertida em energia elétrica e transferida ao controlador de carga, responsável por regular a quantidade de carga a ser armazenada pela bateria. Por exemplo, quando a bateria está totalmente carregada, O controlador manda a energia diretamente para o motor. Aí que precisa existir o equilíbrio. “Não adianta a gente usar toda a energia no começo da prova, porque ela vai faltar no final”, completa João Guilherme Simas.

Os alunos já fizeram alguns testes no Rio Cubatão, próximo do centro náutico onde trabalham. Mas colocarão o trabalho à prova durante o desafio na Capital. O evento dura uma semana, onde são feitas várias atividades relacionadas ao uso de energia limpa.
As provas são disputadas em quatro dias intercalados, com duas etapas por dia, cada uma com duração de até quatro horas. Vence quem fizer o menor tempo no acumulado. A maior pontuação nas etapas dá o direito de disputar o mundial de 2012 na Holanda.

Fonte: Agecom/UFSC – publicado no jornal A Notícia