Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento promove workshop em parceria com instituições alemãs

18/02/2011 09:05

Para iniciar uma série de atividades em razão do ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizado em Florianópolis o workshop “Inovação e Tendências em Sistemas de Conhecimento para o Setor Empresarial”. O evento é uma promoção da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), com o apoio do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Aberto ao público em geral, o workshop será realizado dia 24 de fevereiro, às 18h, no auditório Ático da ACATE.

Com a proposta de apresentar as oportunidades de negócios e aplicações recentes de inovações nas áreas de inteligência artificial, visão computacional e engenharia do conhecimento, o workshop tratará, ainda, de pontos sobre gestão estratégica de informação, inteligência de negócios, engenharia e sociedade do conhecimento, sistemas de apoio a gestão da inovação empresarial, entre outros.

Entre os convidados estão os representantes do Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial DFKI (www.dfki.de) e o Instituto Stela, de Santa Catarina (http://stela.org.br). O DFKI é um instituto alemão líder em pesquisa e transferência de tecnologias inovadoras em robótica, visão aumentada, gestão do conhecimento e sistemas de informação. Já o Instituto Stela é referência internacional em gestão estratégica da informação, plataformas e-gov e engenharia e gestão do conhecimento.

Ambos os intitutos atuam como elos entre o setor empresarial e a academia nos seus países, nos setores de TIC e inteligência artificial. Com financiamento do governo alemão, o encontro faz parte das atividades do ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O encontro promovido pela ACATE visa apresentar as oportunidades de negócios e inovação para o setor empresarial catarinense, que podem surgir desta cooperação binacional.

Mais informações e inscrições com Natália, do Instituto Stela: (48) 3239-2501 ou pelo e-mail .

Fonte: Assessoria de Imprensa da ACATE