Barco a energia solar da UFSC ganha destaque

23/02/2011 14:36

A equipe Babitonga, formada por alunos do Centro de Engenharia de Mobilidade da UFSC – Campus de Joinville, voltou de Florianópolis comemorando o resultado na primeira participação no Desafio Solar Brasil. Os acadêmicos conquistaram o prêmio de melhor projeto entre os dez barcos solares que participaram da etapa inaugural da competição, realizada no Lagoa Iate Clube (LIC), na Capital.

Na classificação geral, que é a soma dos resultados das oito provas disputadas durante uma semana, o catamarã joinvilense, um barco de dois cascos, terminou em quarto lugar.

Segundo Priscila Cunha, uma das alunas envolvidas no projeto, o resultado final poderia ter sido melhor, não fosse uma punição sofrida pela equipe. “Perdemos 1h10 porque uma das juízas disse que não cumprimos o percurso previsto. Não conseguimos provar o contrário, até porque não conseguimos baixar o programa de GPS no nosso barco”, afirmou a estudante, emendando que se o grupo não fosse punido poderia ter terminado em segundo lugar.

Mas, para ela, o mais importante foi o aprendizado. “Não existe rivalidade entre as equipes, todo mundo se ajuda, dá dicas. O que valia mesmo era levar o projeto adiante”, afirma. O barco da equipe estará exposto no Shopping Mueller de 12 a 20 de março. Os alunos agora buscam patrocínio para disputar a próxima etapa, que será no Rio de Janeiro, em junho ou julho.

Prova de que precisam de patrocínio foi a busca de apoio para competir em Florianópolis. Os painéis solares e os cascos foram fornecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que promoveu o evento. Para conseguir o resto dos equipamentos, os alunos tiveram de correr atrás e criaram uma espécie de ação entre amigos para conseguir dinheiro. Ainda contaram com a doação de peças e ferramentas de parceiros.

Fonte: Agecom/UFSC – publicado no Jornal “A Notícia” de 23/02/11.