Departamento de Automação e Sistemas assina Termo de Cooperação com a Norwegian University of Science & Technology na área de Petróleo

01/03/2011 14:29

No dia 18 de Fevereiro de 2011 aconteceu na COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Brazil-Norway R&D and Technology Innovations Workshop “Moving forward on bilateral collaboration” (“Avançando em colaboração bilateral” – Workshop Brasil-Noruega de Pesquisa&Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, em tradução livre).

O evento contou com a participação de representantes das principais universidades, centros de pesquisa  e empresas brasileiras  e norueguesas na área do petróleo e gás. Esteve presente neste evento, representando a UFSC, o Prof. Dr. Ricardo Rabelo, chefe do Departamento de Automação e Sistemas (DAS), acompanhado do Prof.  Dr. Eduardo Camponogara e do pesquisador e Prof.  voluntário Dr. Agustinho Plucenio.

No final do evento foi realizada uma cerimônia de assinatura de um termo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a NTNU – Norwegian University of Science & Technology. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio da Noruega, Dr. Trond Giske, do Secretario Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia Dr. Luis Antonio Rodrigues Elia, do Pró-Reitor de Inovações e Relações exteriores da NTNU, Prof. Dr. Johan E. Hustad entre outras autoridades.

Durante o evento o Prof. Dr. Jon Kleppe, Chefe do departamento de Engenharia de Petróleo da NTNU falou da importância para as pesquisas do LACI-Laboratório de Automação de Campos Inteligentes projetado por pesquisadores do DAS e em construção no INPetro-Instituto do Petróleo, Gás e Energia da UFSC.

Desde 2007 o grupo de pesquisadores do DAS-UFSC na área do petróleo e gás tem tido um relacionamento acadêmico com seus colegas pesquisadores da NTNU através de participação em congressos, workshops e visitas. Este acordo, além de celebrar o bom relacionamento dos grupos, vai permitir o intercambio de estudantes e professores para desenvolverem trabalhos de pesquisa em áreas de interesse comum. Já em março desse ano um aluno de Mestrado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (DAS-UFSC) segue para Trondheim para um período de 3 meses de estudo.

Fonte: Departamento de Automação e Sistemas – DAS/UFSC