Alunos do curso de Engenharia de Mobilidade Projetam Carro de Fórmula I

01/04/2011 15:18

Vinte alunos do curso de Engenharia da Mobilidade da UFSC, campus de Joinville, estão se preparando para o desafio de construir um carro de Fórmula 1 em dez meses. Eles irão participar da maior competição de estudantes de engenharia do mundo: o Fórmula SAE-Petrobras. O projeto do carro já está pronto, mas para tirá-lo do papel eles buscam parcerias com empresas do ramo automobilístico.

— A intenção da equipe é chegar entre os primeiros no pódio da competição nacional, que será em Americana (SP), em novembro, para representar o Brasil na final internacional. É uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos e ter um contato com o mercado de trabalho da área —, destaca o capitão da equipe, Guilherme Córdova, de 23 anos.

Para sair na frente dos 20 competidores brasileiros e subir no pódio, o grupo precisa de apoiadores para construir um carro realmente competitivo. A equipe está de olho nas empresas brasileiras que podem patrocinar o projeto e, em troca, usar as conclusões dos testes feitos pelos estudantes para desenvolver seus próprios produtos.

— Santa Catarina tem bons exemplos no setor de peças automobilísticas e a intenção é usar só tecnologia nacional —, afirma Guilherme.

A equipe já conseguiu o patrocínio de uma empresa de sede americana, a Solid Works, que desenvolveu o software usado para projetar o protótipo.

Durante o Fórmula SAE-Petrobras, as equipes são avaliadas em provas estáti­cas e dinâmicas. As provas estáticas englobam projeto de engenharia, segurança, apresentação de marketing, custo e manufatura. As pro­vas de aceleração, frenagem, economia de combustível, autocross, e enduro (percurso de 22 quilômetros) fazem parte das provas dinâmicas.

Participam da competição mais de 460 equipes, de mais de 30 países, que competem todos os anos, primeiramente em mais de dez competições regionais. No Brasil, a prova começou a ser disputada em 2004, e a equipe da UFSC é a primeira e única representante catarinense na competição.

Fonte: Agecom/UFSC – publicado no jornal Diário Catarinense