Mobilidade em torno UFSC é tema de debate

07/04/2011 18:22

Foto: Camila Hammes // Nucom

Na tarde de terça-feira, aconteceu no auditório do CTC o debate: Pare! Não me atropele! O encontro reuniu Reitor, vice-reitor, alunos, professores, servidores, representantes da comunidade e a Comissão mista integrada por representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e por servidores da UFSC designados pelo reitor para compor uma comissão interna. No debate, foram apontados os principais problemas de trânsito na Universidade e bairros próximos.

Assuntos como os grandes congestionamentos que se formam nas rótulas, a falta de estacionamentos e os casos de pedestres e ciclistas atropelados foram discutidos.

O professor João Carlos Santos Fagundes, do Departamento de Engenharia Elétrica, apresentou as propostas da Comissão para mudanças que visam facilitar a mobilidade na região. Algumas das questões foram a duplicação e revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, o fechamento da Rua Delfino Conti, a mudança no fluxo de veículos na Carvoeira e no Pantanal – criando o chamado sistema binário – e a implementação de uma ciclovia no Campus. Segundo o professor, essas obras são medidas paliativas, o que torna necessário a criação de uma Comissão para estudos futuros.

Representando o Conselho da Comunidade do Pantanal, a presidente Albertina de Souza se mostrou contra o sistema binário e a duplicação. A proposta já havia sido recusada pelos moradores em dezembro de 2010, em audiência pública. Eles alegam que a obra irá apenas aumentar o número de carros que circulam pelo Pantanal e região, o que tornaria a situação ainda pior.

Muitos dos presentes argumentaram que a solução não se encontra em obras de ampliação das vias, mas sim na busca de formas alternativas de transporte. O estudante do curso de Matemática, Marino Mondek apontou a necessidade de transporte público acessível e de qualidade, para diminuir a quantidade de carros nas ruas.

Já o estudante de Arquitetura Anderson Izzi, comentou sobre o projeto Ciclovia Ecoeficiente. Desde 1996, um grupo de professores e pós-graduandos dos cursos de Engenharia Química e Arquitetura estuda a viabilidade de um sistema cicloviário no Campus Central em ambiente apropriado, adequado e ecologicamente correto. O projeto, já está sendo elaborado pela empresa Vale Engenharia, e deve ficar pronto até maio deste ano.

O vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva lembrou que a Comissão irá continuar aceitando sugestões até o dia 30 de abril, através do site da campanha, e pediu à todos que continuassem contribuindo. Ele propôs que após esse período fosse realizada uma oficina, envolvendo os membros da Comissão, professores, servidores, alunos e comunidade, com o objetivo de fazer nova análise da situação. Afirmou, que a mobilidade em torno da Universidade está diretamente ligada à mobilidade de Florianópolis, e encerrou o debate dizendo que UFSC tem sim, pressa em ajudar a cidade, mas não pode ter pressa em tomar decisões que a possam prejudicar.

Por Camila Hammes // Nucom CTC