Empresários chineses visitam a UFSC para oficializar acordo de investimentos em energia renovável

26/04/2011 18:11

A comitiva conheceu o CTC e os professores Júlio Passos e Ricardo Rüther, especialistas em energia eólica e solar. Foto: Francisca Nery / Agecom

Buscando estreitar a parceria entre Brasil e China, no último dia 15 uma comitiva de Henan, província de destaque na economia chinesa, foi recebida pelo reitor da UFSC, Álvaro Toubes Prata. No encontro também estavam presentes o deputado estadual Jailson Lima (PT) e os professores do Centro Técnológico Júlio Passos e Ricardo Rüther. Os empresários Chen Rong e Zheng Yang, diretores da empresa estatal de energia eólica Wang Guodong – uma das maiores companhias de energia da China – visitaram o Brasil pela primeira vez. Vieram a convite da Universidade, para oficializar o acordo em investimentos locais. As negociações iniciaram no ano passado, por intermédio da Assembleia Legislativa do Estado. Deputados catarinenses foram à China e reuniram-se com o secretário de energia da província de Henan, Ren Wen Jie. Na ocasião, governantes chineses informaram possuir grande interesse em contribuir na produção de energia limpa em Santa Catarina, principalmente solar e eólica, com perspectiva de investimentos em torno de R$ 4,5 bilhões.

Além do apoio financeiro, o país tem muito interesse em aumentar a parceria no campo educacional. Já estão sendo feitos contatos entre a UFSC e a Universidade local de Henan, University of Science and Technology (HUST). No mês de agosto, quatro alunos do curso de engenharia da UFSC vão à China para participar de um estágio de seis meses em companhias de energia chinesa, entre elas a própria Wang Guodong, que participou da construção da Usina Hidrelétrica de “Três Gargantas”. Lá eles irão desenvolver pesquisas na área de energia eólica e solar, e contarão com o apoio da Universidade local. Os executivos Rong e Yang mostraram-se dispostos a auxiliar no que for preciso. “Nós estamos prontos para dar boas vindas aos alunos que chegarem”, afirmaram. Eles visitaram o CTC e conversaram com os professores Júlio Passos, especialista em energia eólica, e Ricardo Rüther, especialista em energia solar fotovoltaica, que vão acompanhar de perto o projeto.

Segundo o reitor, Álvaro Prata, a intenção é conseguir a dupla titulação aos alunos, com o apoio da CAPES. Ele destaca a importância do acordo: “Brasil e China são países em desenvolvimento, e essa troca de conhecimento é fundamental para aquecer o contato entre as nações”

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, irá visitar a China entre setembro e outubro deste ano. Devido ao acordo, o reitor Álvaro Prata também deve realizar visita ao país em breve, juntamente com professores da UFSC.

Santa Catarina está avançando em suas pesquisas no campo de energias renováveis, e a UFSC também está inserida nesse processo. A Universidade possui a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica interligado à rede elétrica pública, em parceria com a Tractebel. O Centro Tecnológico assinou um acordo com a empresa, e está participando de estudos em parques de energia solar do Nordeste do Brasil. A produção de energia eólica também continua evoluindo no estado. Os visitantes estão otimistas quanto à parceria com o Brasil, que, segundo eles, é promissora. A China é o segundo maior parque eólico mundial, juntamente com a Alemanha, e possui uma das maiores indústrias de energia solar do mundo.  

Por Camila Hammes // Nucom CTC