Ministério da Ciência e Tecnologia quer aumentar a parceria com as Universidades

19/05/2011 14:47

O subsecretário de coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, Arquimedes Diógenes Ciloni, conclamou as universidades federais a aumentarem o número de parcerias e projetos nas áreas da pesquisa e da inovação, contando com a estrutura e os recursos do MCT. Ele participou da sessão da manhã desta quinta-feira, dia 19, do encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que está sendo realizada na praia de Jurerê, em Florianópolis.

Ciloni diz que atualmente há apenas cinco projetos conjuntos em andamento envolvendo as IFES e os institutos de pesquisa que operam com financiamentos do ministério. O MCT tem 18 unidades de pesquisa, e deve elevar esse número para 22 ainda este ano. Entre os planos do governo federal está ainda o aumento de 80 mil para 120 mil na quantidade de bolsas de estudos disponibilizadas às instituições de ensino superior, de forma a ampliar a oferta de oportunidades, hoje concentradas na região sudeste do país, mais especificamente no Rio de Janeiro.

“O Brasil precisa duplicar o número de engenheiros em poucos anos”, disse o subsecretário, reforçando a necessidade de investir em áreas que dêem sustentação ao crescimento do país. Ele anunciou que o ministério está disposto a aplicar recursos em editais voltados para as áreas das ciências exatas, tecnologia da informação, biodiversidade, tecnologia industrial e astronomia e espaço.

Perfil dos alunos – Um relatório preliminar do perfil dos estudantes dos cursos de graduação nas universidades federais foi apresentando por Valberes Nascimento, do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Os dados revelam as mudanças no perfil dos alunos de 2004 – quando foi realizado o levantamento anterior – para cá. Entre eles estão o aumento da presença de estudantes negros e pardos ou oriundos das escolas públicas nas instituições superiores do país. O material só será divulgado após compilação e impressão, e deverá ser lançado dentro de um mês, em São Paulo.

Carreira docente – No encontro, representantes do sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) apresentaram aos reitores o projeto de carreira para os professores das universidades. Entre outros itens, a proposta prevê a adoção do cargo único, recuperação da autonomia das instituições superiores para definir os seus quadros de pessoal, volta do anuênio e retomada da ideia da isonomia salarial plena. A intenção é pôr fim à corrosão experimentada nos últimos 25 anos pela categoria e resgatar o instituto da dedicação exclusiva, dentro da lei que está sendo discutida no Congresso Nacional.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom