Alagamento prejudica atividades em laboratório da Engenharia Elétrica

20/05/2011 17:30

Ontem o Laboratório de Sistemas de Potências (LabSPOT), que fica localizado no Departamento de Engenharia Elétrica, amanheceu alagado. Na tarde de quarta-feira, funcionários de uma empresa terceirizada estavam realizando a limpeza do telhado do prédio, e uma das mangueiras foi esquecida aberta, a água infiltrou e molhou todos os ambientes do Laboratório.

LabSPOT passa o dia coberto com lona após alagamento da noite de quinta-feira

O vazamento começou no fim da tarde, depois que a equipe de limpeza deixou o local. Segundo o Diretor do Laboratório, Prof. Antônio José Alves Simões Costa, por volta das 20h30 uma aluna percebeu o que estava acontecendo e avisou a segurança do centro tecnológico. Imediatamente alguns alunos cobriram os equipamentos com lona impermeabilizante, porém a mangueira foi fechada apenas ontem pela manhã, quando a equipe de limpeza retornou. Em seguida, alunos e professores realizaram um mutirão transferindo alguns computadores ligados à rede para outra ala do prédio. Os demais continuam cobertos com lona.

O LabSPOT comporta microcomputadores, estações de trabalho e impressoras conectadas à rede, todos ligados à internet e aos computadores de grande porte da UFSC. No local também está situado o servidor da rede elétrica do departamento. A rede precisou ser desligada em todo o laboratório, localizado no segundo andar, e em algumas salas do primeiro andar.

Durante a tarde de hoje, uma equipe retirou as luminárias do teto e as caixas de distribuição de força. As salas do primeiro andar já tiveram sua rede de energia religada.  Já nos ambientes atingidos, a previsão para que isso aconteça é a partir de segunda-feira, dependendo das condições.

Segundo o Prof. Simões, no momento ainda não foi feita uma avaliação completa dos danos, pois sem rede de energia não é possível ligar os computadores e verificar quais apresentam defeitos. O piso também deverá ser trocado, assim como algumas divisórias. Na próxima semana, a Pró-reitoria de Infraestrutura dará início a um processo de análise dos prejuízos do laboratório.

Por Camila Hammes / Nucom CTC