Trabalhadores técnico-administrativos da UFSC aderem à greve nacional

07/06/2011 14:35

Na assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (6 de junho), na tenda em frente da Reitoria, os  servidores técnico-administrativos da UFSC entraram em greve por tempo indeterminado, seguindo uma orientação nacional da Fasubra – Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras. Nesta terça-feira, a partir de 12 horas, está prevista uma concentração no Restaurante Universitário.

Nesta Campanha Salarial Emergencial 2011 a categoria reivindica reajuste salarial, piso de três salários mínimos e step 5%, racionalização de cargos, reposicionamento de aposentados, mudança no Anexo IV (incentivos de qualificação), devolução do vencimento básico complementar absorvido, isonomia salarial e de benefícios, contra a terceirização, revogação da Lei nº 9.632/98, abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada e precarizada em todos os níveis da carreira para as áreas administrativas e dos HUs e extensão das ações jurídicas transitadas e julgadas.

Participaram como delegados do Sintufsc na Plenária da Fasubra, Celso Ramos Martins, Teresinha Ceccato, Jorge Luiz Fernandes e Vilma da Silva Luiz. No próximo dia 16, uma nova caravana deverá seguir para Brasília, visando pressionar para abertura de negociações com o Governo.

Em entrevista à imprensa, o coordenador do Sintufsc, Celso Martins, lembra que o atendimento no Hospital Universitário (HU), área considerada essencial no atendimento à população, continua normal, situação que pode mudar conforme a evolução da greve.

Já Administração Central da UFSC respeita o movimento e considera justas as reivindicações, reconhecendo, contudo, que a instituição passará por dificuldades com a possível paralisação de setores importantes como o Restaurante Universitário e a Biblioteca Universitária. Para a Administração Central, o movimento se insere no direito à autonomia e a instância é a assembleia geral, mas ratifica que a resposta à pauta tem que ser dada por Brasília.

Segundo a Fasubra, o primeiro dia de greve dos técnico-administrativos da educação começou com adesão de algumas das grandes universidades do País.  De acordo com o coordenador-geral da entidade, Rolando Malvásio Júnior, até esta segunda-feira estavam paradas 13 instituições federais de ensino superior. As duas primeiras universidades que aderiram ao movimento foram as universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, seguidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mais informações: 3721-9220 ou 3721-9614 / www.sintufsc.ufsc.brwww.fasubra.org.br

Fonte: Agecom UFSC