Pesquisadores do Laboratório de Engenharia BioMecânica do Hospital Universitário da UFSC apresentam seu novo portal

14/06/2011 16:59

Em encontro realizado na última sexta-feira no Auditório da Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, no HU, pesquisadores apresentaram o novo portal do Laboratório de Engenharia BioMecânica do Hospital Universitário da UFSC.

Encontro reuniu professores e alunos envolvidos nas pesquisas do LEBm

O portal tem como objetivo potencializar a interação entre os pesquisadores da equipe – que reúne Professores e alunos da Medicina, Engenharia Mecânica, Biologia e Engenharia de Materiais – e seus temas de trabalho.

Hoje, estão atuando junto ao LEBm / HU-UFSC 35 pesquisadores da universidade, entre Docentes, Técnicos e Alunos de Graduação e Pós-graduação de Medicina e Engenharias.

Com a apresentação do Prof. Rodrigo Roesler, Coordenador do Laboratório de Engenharia Biomecânica, os presentes puderam tirar suas dúvidas e conhecer melhor a proposta do portal, que pode ser acessado através do site: http://www.lebm.ufsc.br/. Além de divulgação para os trabalhos e projetos dos alunos, o portal também terá um espaço reservado para consulta de materiais como teses e dissertações.

O encontro contou com a presença de outros professores do Centro Tecnológico envolvidos no projeto, como os professores Edison da Rosa e Eduardo Fancello, que demonstraram otimismo quanto aos avanços do laboratório. Eles também ressaltaram a importância da integração entre as Engenharias e o HU, integração essa fundamental para o aprimoramento das pesquisas.

Sobre o Laboratório de Engenharia BioMecânica

Laboratório desenvolve pesquisas relacionadas à interação de dispositivos médicos implantáveis com o corpo humano

O LEBm/ HU-UFSC configura-se como um centro multidisciplinar de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área da saúde, sendo formado por médicos ortopedistas do Hospital Universitário e pesquisadores do Departamento de Cirurgia e dos cursos de Engenharia Mecânica e Eng. de Materiais da UFSC.

Sob uma perspectiva de transferência tecnológica da área da engenharia para a área da saúde, as Linhas de Pesquisa do LEBm/ HU-UFSC refletem a crescente necessidade de melhoria das técnicas de cirurgia ortopédica e da qualidade dos produtos implantáveis nacionais.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos junto ao LEBm/HU-UFSC incluem pesquisas científicas a nível de graduação, mestrado e doutorado em temas associados a biomecânica ortopédica, bem como pesquisas tecnológicas aplicadas visando desenvolver e/ou otimizar dispositivos médicos e sua interação com o corpo humano.

Para maiores informações, acesse o site do LEBm.

Por Camila Hammes //Nucom CTC