Estudante do POLO ganha Prêmio ABCM/Embraer 2014 na categoria melhor trabalho de mestrado

24/10/2014 15:27

O aluno Pedro Magalhães de Oliveira, dos Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO) , ganhou o Prêmio ABCM/Embraer 2014 na categoria melhor trabalho no nível mestrado em engenharia mecânica, com sua dissertação “On-Water Two-Phase Flows in Return Bends”. O resultado foi divulgado no último dia 17 após uma comissão reunida na sede da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), no Rio de Janeiro, analisar dissertações indicadas por Programas de Pós Graduação de todo o país. O trabalho orientado pelo professor Jader Riso Barbosa Junior do laboratório.bifásica

O trabalho de Pedro Magalhães de Oliveira teve como base o estudo em fenômenos conhecidos como escoamentos bifásicos em singularidades, encontrado em diversas aplicações nas Ciências Térmicas. Foram realizados experimentos para estudar a influência da singularidade (raio de curvatura, orientação do escoamento) sobre parâmetros de projeto como a queda de pressão por atrito e a variação da fração de vazio na curva. Foi utilizada uma câmera lenta para gravar e analisar estes fenômenos de intermitência e reversão do escoamento, típicos de escoamentos bifásicos, na região da curva. Também foi investigado o desenvolvimento hidrodinâmico do escoamento bifásico a montante e a jusante da singularidade.

A dissertação premiada já foi reconhecida em congressos nacionais e internacionais. Dois artigos foram no periódico de maior prestígio na área de escoamento multifásicos, o Int. Journal of Multiphase Flow. O primeiro artigo é o Pressure drop and gas holdup in air-water flow in 180° return bends e o segundo é intitulado Developing air-water flow downstream of a vertical 180° return Bend. Também foi disponibilizado um vídeo com uma compilação dos fenômenos observados disponível aqui.

Sobre o Prêmio ABCM/Embraer 2014

A comissão responsável pela escolha dos vencedores foi composta por foi composta por nomes renomados na área. Compuseram a mesa os professores Aristeu da Silveira Neto, Armando Miguel Awruch, Eve Maria Freire de Aquino, João Luiz Filgueiras de Azevedo, Luís Fernando Figueira da Silva, e o representante da Embraer, Dr. Olympio Achilles de Faria Mello.

Também foram premiados o melhor trabalho de conclusão de curso de graduação “Dinâmica de Bolhas em Meio Magnético: Formulação, Modelagem e Controle”, de autoria de Sara Malvar Mauá, da UnB. Na categoria, recebeu menção honrosa o trabalho “Projeto de Triciclo Destinado à Prática de Atividades Fisioterapêuticas”, de autoria de Henrique Zenker dos Santos, da UNISINOS. A dissertação “Parâmetros Térmicos de Solidificação, Microestrutura e Resistência Mecânica de Ligas Eutéticas Sn-0,7%Cu-(xNi)”, de autoria de Bismarck Luiz Silva, da UFSCar, recebeu menção honrosa pela comissão. Foi premiada ainda a melhor tese de doutorado, intitulada “Micromecânica e Microhidrodinâmica de Suspensões Magnéticas”, de autoria de Rafael Gabler Gontijo, da UnB. Recebeu menção honrosa na categoria a tese “Desempenho Termodinâmico do Corpo Humano e seus Subsistemas. Aplicações à Medicina, Desempenho Esportivo e Conforto Térmico”, de autoria de Carlos Eduardo Keutenedjian Mady, da USP, São Paulo.

Versão adapta. Original publicado em 21/10/2014, disponível no endereço http://www.polo.ufsc.br/portal/br/noticias/item/145-aluno-do-polo-recebe-pr%C3%AAmio-abcm-embraer-de-melhor-disserta%C3%A7%C3%A3o.html#.VEqMe_ldVEL