Centro de Convergência de SC em Tecnologia Aeroespacial articula parcerias para contribuir na área

06/07/2020 15:45

Da esquerda para a direita: Prof. Amir Antonio Martins Oliveira Jr.; Cristiano Augusto Trein; Eduardo Rezende; Monike Corleone; e Daniel Freitas.

No dia 25 de junho, autoridades em políticas espaciais no Brasil estiveram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para discutir formas de cooperação com representantes do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero). Criado em 2017 com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Centro é coordenado pela UFSC e pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e trabalha com o objetivo de expandir a cooperação internacional entre o Brasil e outros países no campo das tecnologias aeroespaciais e atrair investimentos públicos e privados do setor para Santa Catarina.

“Nós temos sinergias fortes que tem de ser desenvolvidas,” disse o Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Augusto Trein. “É gratificante ver que aquilo que estamos construindo enquanto política pública já está acontecendo aqui, em Santa Catarina”. Cristiano e o Presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, Deputado Federal Daniel Freitas (PSL-SC), foram os principais convidados da reunião conduzida pelo Professor Amir Antonio Martins Oliveira Jr, membro do Comitê Executivo do SC2C.Aero e docente do Deparamento de Engenharia Mecânica (EMC).

O professor falou sobre as origens do SC2C.Aero, os parceiros, os dois workshops já promovidos e os planos para o futuro. “Nossas metas de médio e longo prazos são desenvolver os demonstradores de tecnologias para o setor aeroespacial e que as tecnologias demonstradas (soluções e sistemas prototipados) não permaneçam no setor aeroespacial, para onde foram desenvolvidas, mas que ‘transbordem’ para outros setores, como agronegócio, energia, mineração e mobilidade,” explicou Amir.

O mesmo desejo foi expresso por Cristiano Trein, que acrescentou: “Fica a manifestação de interesse muito forte de voltar (à UFSC) e trazer o próprio Presidente da Agência e outros colegas, para conhecermos os laboratórios e construirmos a aproximação da Universidade com as empresas, já focando nessa questão do business, para viabilizar o desenvolvimento e fazer a tecnologia chegar no cidadão”.

Contexto

Freitas havia tomado a iniciativa de criar a Frente com o objetivo de fortalecer e defender os interesses do setor espacial no âmbito do território nacional. Em junho, veio conhecer detalhes sobre o Centro de Convergência num encontro – organizado em salas distintas para evitar aglomeração – nas dependências da CERTI, membro do SC2C.Aero juntamente com outras instituições e laboratórios da UFSC. Confira mais informações em: SC2C.Aero.

Representantes da UFSC, da Fundação CERTI e do SC2C.Aero participaram da reunião por videoconferência.

Houve apresentações sobre a CERTI por parte de Eduardo Rezende, Gerente de Desenvolvimento de Negócios; e de Manuel Steidle, Diretor de Tecnologia. Também da CERTI, fizeram exposições, remotamente: Laércio Aniceto Silva, Superintendente Comercial; e Gabriel Marques, da área de projetos nos setores Aeroespacial e Defesa. Ainda por videoconferência participaram os seguintes Professores do EMC: o Chefe do Departamento, Sergio Gargioni; o Prof. Victor Juliano De Negri, Coordenador do SC2C.Aero que também coordena o LASHIP (Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos); o Prof. Julio Cordioli, do LVA (Laboratório de Vibrações e Acústica ); e a Professora. Marcia Mantelli, Coordenadora do LabTucal (Laboratório de Tubos de Calor). Outros que participaram remotamente foram o Prof. Eduardo Bezerra, Coordenador do SpaceLab (Laboratório de Pesquisa em Tecnologia Espacial) no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, e o Doutorando em Engenharia Mecânica Edemar Morsch, membro da equipe administrativa do SC2C.Aero.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC e Notícias UFSC. Fotos: Heloisa Dallanhol.

Tags: AEBCERTIEngenharia MecânicaFapescSC2C.Aero