Presidente da Agência Espacial Brasileira visita UFSC no dia 28 de julho
O Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, virá à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 28 de julho para conhecer laboratórios, fazer e ouvir relatos sobre as possibilidades de ampliar a cooperação científica entre as duas instituições. A partir das 9h, abrirão o encontro: o pró-reitor de Pesquisa, Sebastião R. Soares; o diretor do Centro Tecnológico, Edson R. De Pieri; e o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Sergio L. Gargioni. A organização da visita está a cargo de Monike Corleone, administradora do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero).
A primeira apresentação será feita pelo coordenador do SC2C.Aero, Victor J. De Negri, e seguida pela fala do presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, Daniel Freitas, o qual esteve na UFSC mês passado junto ao Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Cristiano Augusto Trein, numa reunião promovida na Fundação CERTI e conduzida pelo professor Amir Antonio Martins Oliveira Jr, membro do Comitê Executivo do SC2C.Aero e docente do Departamento de Engenharia Mecânica.
Desta vez, o parlamentar volta com o colega da bancada catarinense, Carlos Chiodini, o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira, Cristiano Augusto Trein, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Paulo Barros, e a assessora técnica, Cecília Parente, além do presidente da AEB.
Moura e comitiva vão interagir (virtualmente e no auditório da FEESC) também com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da CERTI, Eduardo Rezende, e com representantes do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville ( Prof.ª Talita S. Possamai). Também participaram os docentes: Eduardo Bezerra, do SpaceLab/Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais, Amir A. M. Oliveira Jr., do Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos/Labcet, Julio Cordioli, do LVA/ Laboratório de Vibrações e Acústica, Márcia Mantelli, do LabTucal/Laboratório de Tubos de Calor do Lepten, Daniel Martins, do Laboratório de Robótica, e De Negri, do Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. Na parte da tarde, as autoridades se deslocam ao Sapiens Parque para ir ao Senai Sistemas Embarcados (ISI) e ao Laboratório-fábrica (LabFaber) da Fundação CERTI.
Sugestão de leitura: Centro de Convergência de SC em Tecnologia Aeroespacial articula parcerias para contribuir na área.
Fonte: Notícias UFSC e Divulgação EMC/UFSC.