Professor do CTC tem duplo destaque em evento da Petrobras
O Prof. Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (EMC), foi um dos 2 únicos palestrantes de instituições externas convidados pela Petrobras para o Encontro Técnico de Soldagem (ENSOLD 2020). No evento, realizado de 5 a 8 outubro, cerca de 150 profissionais da empresa escolheram como “Destaque do ENSOLD 2020” o trabalho intitulado “Fixação de Componentes por Stud Welding na área naval”, produzido pelo professor Regis, em conjunto com Giovani Dalpiaz (CENPES), Ricardo Marinho (CENPES) e Tulio Fernandes (UN-ES-PETROBRAS).
Regis é supervisor do LABSOLDA (Instituto de Soldagem e Mecatrônica), laboratório que rendeu a primeira patente da UFSC, em 2007. Em 2020, um novo processo de soldagem por curto-circuito controlado, desenvolvido no LABSOLDA, obteve registro de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. (Saiba mais clicando aqui)
LABSOLDA e ENSOLD 2020
Criado na década de 70 como um dos primeiros laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, o LABSOLDA se tornou referência no Brasil nas suas áreas de atuação. Seu supervisor foi convidado pela Petrobras para ser palestrante do ENSOLD junto com o Prof. Louriel Vilarinho, que atua no LAPROSOLDA (Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Na ocasião, o Prof. Regis Silva falou sobre Inovações em Mecanização, Sensoriamento e Projeto Mecânico Orientadas a Processos de Soldagem a Arco, mostrando resultados de PD&I que vêm sendo obtidos, nos últimos anos, em projetos com parceria da Petrobras.
Leia a matéria original aqui.
Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC