Time de alunos do CTC garante vaga na Final Nacional da Maratona de Programação 2020

25/11/2020 15:30

Um time de alunos do Departamento de Informática e Estatística (INE/CTC/UFSC), ligado ao Centro Tecnológico da UFSC, garantiu a segunda vaga para a final nacional da Maratona de Programação 2020. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, destina-se a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins.

A Maratona nasceu a partir das classificatórias regionais para as competições mundiais do concurso de programação da Association for Computing Machinery (ACM), conhecido por ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC). Hoje, é parte da regional sul-americana do concurso, cujo objetivo é promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Neste ano, a maratona ocorreu de maneira totalmente on-line e cada estado do Brasil foi uma sede regional. O INE/CTC/UFSC participou, no dia 14 de novembro, com 4 times:

  • Procuradoria Geral da República (Rafael Reus, Gabriel Pordeus Santos, Pedro Pordeus Santos – Eng. Eletrônica)
  • Os Paralelos (Vitor Santos, Wesley Decezere, Gabriel Jacinto)
  • FloriPy (Tainá Cruz, Vitor Silvestri, Luis Carlos Cabral Junior)
  • Bolonhesa (Wesley Ataide, Gustavo Biage, Nicolas Goeldner)

Ao todo, na sede de Santa Catarina, foram registrados 50 times, com 49 deles efetivamente participando. Somente 3 se classificariam para a final nacional (etapa sul-americana).

Na ocasião, os times, compostos por três estudantes cada, tentaram resolver, num prazo de 5 horas, o maior número possível dentre os 15 problemas entregues no início do evento. Os competidores devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

O time “Bolonhesa” resolveu 4 dos 15 problemas e conquistou a terceira colocação, inserindo o INE/UFSC novamente no quadro de medalhas e garantindo a segunda vaga para a final nacional.

À frente do “Bolonhesa”, a primeira e segunda colocações ficaram com os times “Mews Lovers” e “The Balloonatics”, ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que resolveram 6 e 5 problemas, respectivamente. Como somente 1 time por instituição é classificado, quem levou a primeira vaga foi o “Mews Lovers”.

A terceira e última vaga catarinense para a final nacional ficou com o time “Code Distancing”, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com 4 problemas resolvidos.

Os demais times do INE resolveram 3 problemas, o que foi um ótimo resultado, considerando-se que as três equipes estavam participando de sua primeira regional. O coach (treinador) dos times do INE/UFSC deste ano foi o Prof. Maicon R. Zatelli.

Em nível nacional, tiveram 799 times de 196 instituições. O primeiro lugar ficou com a UNICAMP, o único time a resolver 10 problemas. Apenas 72 times resolveram mais de 4 problemas. Considerando a Região Sul, somente um time da UFPR e os dois da UDESC resolveram mais de 4 problemas.

A Final Brasileira está prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de março de 2021, também em modo on-line.

 

O placar final pode ser visto neste link (clique em “SC” para ver o placar apenas de Santa Catarina).

A prova, os resultados, e as estatísticas podem ser acessados aqui.

 

Confira também a matéria original no site do INE.

 

Tags: Centro TecnológicoDepartamento de Informática e EstatísticaMaratona de Programação 2020Universidade Federal de Santa Catarina