Parceria entre Laboratório de Transportes e Logística e Dnit combate desgaste de estradas

17/12/2020 21:54

O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) há mais de uma década. Desde 2007, o trabalho conjunto, entre outros resultados, previne a deterioração prematura dos pavimentos das rodovias federais do Brasil por meio do controle no sobrepeso de veículos de carga.

O projeto intitulado de Capacitação e Suporte à Gestão da Coordenação Geral de Operações Rodoviárias (CGPert) do Dnit é financiado pela autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura e executado pelo LabTrans da UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão administrativa e financeira do trabalho, que tem o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas, ferramentas e programa de capacitação para oferecer suporte à gestão da CGPert nas áreas de segurança viária, infrações e operações rodoviárias.

O projeto é dividido em sete objetos diferentes, cada um desenvolvido por uma coordenação e equipe específicas. O de “Pesagem em Movimento e Análise do Pavimento” é considerado um dos mais interessantes e inovadores – tanto que hoje é visto como referência internacional quando se trata de pesagem em movimento.

As pesquisas ocorrem em um sítio experimental localizado às margens da BR-101 Sul, no município de Araranguá, em Santa Catarina. Ali desenvolvem-se estudos de sistema para controle de sobrepeso em veículos pesados, que, segundo a Organization of Economic Cooperation and Development (OECD), consomem cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) anual dos países.

Os trabalhos envolvem desde experimentos e testes de diferentes tecnologias de pesagem, utilizando os sistemas Weigh-in-Motion (WIM ou pesagem em movimento) instalados em variados tipos de estruturas de pavimentos, de sistemas de medição de dimensões, de equipamentos de monitoramento por imagem e de leitura de caracteres até a integração de informações para a tomada de decisão sobre a existência ou não de sobrepeso e de orientação ao motorista.

Desafios

A equipe técnica do LabTrans é interdisciplinar, sendo composta por engenheiros de várias áreas, entre graduandos, mestrandos, doutorandos e professores. “São mais de 10 anos de dedicação ao desenvolvimento dessa tecnologia de vanguarda, com contribuições significativas para a engenharia brasileira”, destaca o professor Amir Mattar Valente, coordenador-geral do projeto.

Com a aplicação da tecnologia WIM, é possível pesar os veículos de forma ágil, sem causar transtornos no trânsito nem atrasar as viagens das cargas e dos passageiros. “As pesquisas e os experimentos no sítio experimental de Araranguá, com vistas a prover estudos para aplicação da tecnologia WIM em diversas situações de solo, de clima e de tráfego, encontradas em diferentes regiões do Brasil, têm diferentes estruturas de pavimentos, entre elas duas soluções inovadoras e pioneiras no Brasil: a pista em pavimento de concreto asfáltico espesso e a pista em pavimento concreto de cimento Portland continuamente armada. Essas estruturas foram projetadas e pensadas para a obtenção do melhor desempenho dos sistemas de pesagem”, explica o professor Amir Valente. Nesse quesito, o sítio de pesquisa em Araranguá é o maior do mundo, sendo o mais extenso e com maior número de sistemas e de equipamentos instalados.

Os sistemas de pesagem em movimento em alta velocidade já são considerados consolidados e agora os desafios no sítio experimental de Araranguá estão voltados para que os sistemas possam atender aos parâmetros de metrologia legal e, dessa forma, viabilizar a fiscalização direta de peso.

Atualmente, a equipe do LabTrans foca o seu trabalho em pesquisas com sistemas e com sensores de baixo custo. “O estudo de novos sensores, mais baratos e com menor interferência no pavimento, são fundamentais para a ampliar o controle do sobrepeso nas estradas, permitindo, no futuro, a implantação de uma rede integrada de sistemas sobre a malha rodoviária brasileira”, projeta o professor Amir Valente.

Além do objeto “Pesagem em Movimento e Análise do Pavimento”, o projeto desenvolvido pelo LabTrans também contempla os itens Segurança Viária, Engenharia de Tráfego rodoviário, Educação no Trânsito, Gestão da Informação, Programa de Acesso Inteligente e Capacitação Institucional e Suporte Técnico, que já treinou mais de 800 colaboradores do Dnit em workshops, seminários e cursos.

> Acesse a íntegra da reportagem na 12ª edição da Revista da Fapeu

Texto: Assessoria Fapeu

Fotos: Gastão Cassel/Divulgação LabTrans

Fonte: Notícias UFSC