Florianópolis sedia Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

15/06/2021 15:35

A 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) tratará do tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”. O evento, que será realizado em formato online entre 18 a 23 de julho, terá Florianópolis como sede organizadora.

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. Em 2021, debaterá inovações tecnológicas e os impactos socioambiental, econômico, ético e cultural que resultam da adoção de soluções computacionais nas organizações e na sociedade. Vai discutir como a parceria entre computação e inovação é a chave para a transformação digital da estratégia, da cultura e dos processos das organizações que utilizam o alcance e o poder dos computadores e da internet.

Estão programados 25 eventos paralelos – palestras, debates, cursos, concursos, apresentações de trabalhos científicos e reuniões – organizados por membros da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A coordenação do evento está sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com o apoio de outras instituições do Estado, como Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Os coordenadores do evento são os professores Frank Siqueira, do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, e Michelle Wangham, da UNIVALI. Eles destacam a importância do encontro para a comunidade da computação e a relação atual dos sistemas computacionais com os impactos da pandemia.

Entre os destaques do CSBC 2021 estão a inclusão digital, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), segurança cibernética, indústria 4.0, ensino remoto, governos digitais e atuação profissional em novos contextos da sociedade.

O evento é voltado para professores e estudantes de educação básica, de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do mercado de trabalho. “Para os estudantes, o CSBC é uma oportunidade ímpar de ter contato com uma série de assuntos que não são usualmente tratados nos currículos dos cursos universitários”, destaca Siqueira. Já para os profissionais da computação, o professor considera importante a participação em função da “troca de conhecimentos e o estabelecimento de cooperações e parcerias que impulsionam o desenvolvimento científico e a inovação na área”.

Em um mercado com muitas vagas em aberto e empresas recrutando desde as escolas, o Congresso é também uma oportunidade. Segundo Wangham, muitas empresas, em diferentes regiões do país, procuram por profissionais formados e estudantes nas mais diferentes áreas da computação. “Mesmo os alunos que estão no início da graduação têm boas oportunidades. Por conta dessa crescente demanda, é preciso despertar os jovens para o potencial da área e ainda aumentar o interesse e a participação das mulheres”, alerta. O CSBC debaterá questões de gênero na área de tecnologia da informação e mostrará uma série de estudos inspiradores como as ações do programa Meninas Digitais da SBC.

Clique aqui e acesse o site para obter mais informações e para fazer a inscrição.

Fonte: Notícias UFSC

Tags: Centro TecnológicocongressoFlorianópolisInovaçãoSociedade Brasileira de ComputaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina