SEPEX: Três Rotas Temáticas serão realizadas no CTC

08/11/2022 11:12

A 19º edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC iniciou no dia 7 e segue até o dia 11 de novembro de 2022. Depois de dois anos sendo realizada virtualmente por conta da pandemia, a SEPEX terá atividades em toda a UFSC, tanto a distância quanto presencialmente. 

Neste ano, a temática da SEPEX será “Bicentenário da Independência: 200 de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O evento segue o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT.

Uma das atividades oferecidas pela SEPEX são as Rotas Temáticas, em que os participantes vão fazer passeios pela universidade para conhecer os projetos realizados na instituição.

 No Centro Tecnológico serão realizadas três atividades. A primeira visita será no dia 9 de novembro pela manhã. Os participantes irão ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo para conhecer as instalações do Grupo de Pesquisa Virtuhab /Labrestauro/Matec. Onde além de visitarem a materioteca, vão conhecer 

alternativas para construções mais sustentáveis, além de poder interagir com as exposições. A responsável pela atividade será a professora Lisiane Librelotto, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.  

À tarde a visita será ao Departamento de Engenharia Mecânica, no grupo de estudos SPIE/OPTICA Student Chapters UFSC (LABMETRO). Serão apresentados experimentos que utilizam luz e instrumentos ópticos, com o objetivo de fazer os visitantes compreenderem os fenômenos relacionados à óptica e fotogenia. Os responsáveis pelo projeto são Tanara Pedrosa, Tiago Bortoli e Thiago Wilvert. 

Por fim, no período da manhã e da tarde, do dia 9 de novembro, os visitantes vão poder conhecer o Departamento de Automação e Sistemas, para interagir com diversos processos de automação e controle. O responsável pela visita é o professor Hector Bessa Silveira. 

A SEPEX e todas as suas atividades são gratuitas e abertas para o público em geral e a comunidade universitária, porém para participar de algumas atividades, como os minicursos e as Rotas Temáticas, foi necessário fazer uma inscrição prévia. As inscrições se encerraram no dia 4 de novembro.   

Para mais informações acesse: Semana de Ensino Pesquisa Extensão e Inovação (ufsc.br)