Professor Hazim Ali Al-Qureshi recebe o título de Professor Emérito da UFSC

14/12/2022 16:53

Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC

O conselho universitário da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), pela resolução Nº 10/2022/CUn, concedeu o título de Professor Emérito da UFSC ao professor  Hazim Ali Al-Qureshi  do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC).

A entrega do título ocorreu no dia 13 de dezembro, às 9 horas, no Auditório do Fórum Desembargador José Arthur Boiteux.

Nascido no Iraque Hazim Ali Al-Qureshi possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Birminghan (B.Sc. First Class Hons- 1965), onde também fez mestrado (1966)  e PhD (1968) em Engenharia Mecânica. É professor visitante do Centro de Mobilidade na Universidade Federal de Santa Catarina.  Desde 2002 dá aula na Engenharia Mecânica nas disciplinas de materiais compostos e processo de fabricação.  Possui livros publicados e trabalhos divulgados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais Compostos e Tecnologia de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: Instabilidade plástica, materiais compostos, materiais cerâmicos, materiais de fricção, mecânica da fratura, plasticidade e processos de conformação particularmente na área aeroespacial. Recebeu a Medalha Santos Dumont, é cidadão honorário de Florianópolis e está entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo.