ANÁLISE AMBIENTAL
3.1 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
Sobre o ambiente externo o CTC exerce muito pouco controle. Neste sentido cabe à organização aproveitar as oportunidades e desenvolver estratégias defensivas em relação às ameaças.
3.1.1 OPORTUNIDADES
As oportunidades identificadas para o CTC e que podem ser utilizadas na execução de atividades e projetos, visando o cumprimento de sua missão, são as seguintes:
- Momento econômico favorável;
- Demandas por inovação e melhoria de competitividade;
- Existência e criação de novos pólos de tecnologia regionais e nacionais;
- Existência de grandes temas que afetam a existência humana, como energia, meio ambiente, saúde, transporte, cidades;
- Existência de recursos nacionais e internacionais para P&D;
- Globalização da oferta de emprego;
- Implantação do programa REUNI.
3.1.2 AMEAÇAS
As ameaças identificadas para o CTC, e que devem ser evitadas por ele na execução de atividades visando ao cumprimento de sua missão, são as seguintes:
- Globalização da oferta de emprego;
- Instabilidade da economia mundial;
- Dificuldade em operacionalizar a captação e aplicação dos recursos para ensino, pesquisa e extensão disponíveis para a Universidade;
- Processos administrativos e financeiros que emperram a utilização ótima dos recursos disponíveis;
- Falta de planejamento de ações nacionais que focalizem o esforço da universidade na solução de problemas comuns;
- A estrutura gerencial, incluindo os estatutos e os regimentos, que dificultam o crescimento do CTC;
- Reduzida autonomia financeira e administrativa; Valorização das funções administrativas;
- Baixa remuneração e falta de uma carreira adequada para o servidor técnico-administrativo;
- Falta de profissionalização na estrutura da UFSC.
3.2. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Sobre o ambiente interno do CTC é possível exercer-se mais controle, de forma a influenciar o quadro formado pelos pontos fortes e fracos.
3.2.1 PONTOS FORTES
Foram identificados pelo grupo, os seguintes pontos fortes:
- Recursos humanos altamente qualificados;
- Atração de bons alunos como ingressantes;
- Importância do CTC dentro da UFSC;
- Estrutura física significativa;
- Possibilidade de captação de recursos individualmente e institucionalmente;
- Forte potencial para interdisciplinaridade;
- Qualidade e número de convênios nacionais e internacionais.
3.2.2 PONTOS FRACOS
Da mesma forma, visando efetuar controle sobre o ambiente interno, foram identificados pelo grupo, os seguintes pontos fracos:
Quanto ao ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
- Existência de calendários e estruturas administrativas diferentes de graduações e pós-graduações;
- Taxa de evasão elevada;
- Práticas pedagógicas antigas e pouco eficientes;
- Pouco impacto da pesquisa do CTC (em geral) no cenário nacional e internacional;
- Falta de políticas de integração e relacionamento com os setores externos;
Quanto a ESTRUTURA
- Pouca relação interdisciplinar entre os departamentos;
- Prevalência da individualidade sobre o coletivo;
- Estrutura gerencial com atribuições não bem definidas;
- Pouco engajamento dos estudantes nas questões de ensino e infraestrutura;
- Carência de políticas de ensino, pesquisa, extensão, pessoal e de infraestrutura no CTC;
Quanto ao PESSOAL
- Inadequada reposição e ampliação do quadro técnico;
- Personalização nas relações;
- Excesso de professores substitutos;
Quanto a INFRAESTRUTURA
- Insuficiência e precariedade do espaço físico comum;
- Precariedade da conservação e segurança da infraestrutura;
- Insuficiência do acervo tecnológico na biblioteca da UFSC;
- Falta de espaço de integração e convivência;