Primeiro livro brasileiro sobre fundamentos da fabricação de revestimentos cerâmicos foi escrito por professores da UFSC

10/06/2020 17:13

Imagem: Edufsc.

Já em sua segunda edição, o livro “Tecnologia de Fabricação de Revestimentos Cerâmicos” traz os princípios científicos e tecnológicos envolvidos na fabricação de produtos cerâmicos, com ênfase nos que têm como aplicação principal o revestimento de paredes ou pisos, internos ou externos. Foi o primeiro livro do gênero originalmente publicado no Brasil, tendo como autores os professores Antonio Pedro Novaes de Oliveira e Dachamir Hotza, ambos do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

A ideia central do livro é fazer um retrato do presente, com base nas experiências do passado, apresentando também perspectivas futuras de desenvolvimento dos revestimentos. No primeiro capítulo há uma contextualização histórica da cerâmica em geral e dos revestimentos cerâmicos em particular ilustrados por imagens.

O segundo capítulo dá uma visão geral do processo de fabricação, descrevendo cada uma das etapas e suas diversas alternativas. Os capítulos 3, 4 e 5 detalham as etapas do processo de fabricação de revestimentos porosos, produtos gresificados e porcelanatos, produzidos por via úmida. O último capítulo aborda alguns dos principais desafios atuais do setor, assim como possíveis desdobramentos futuros. 

Sobre os autores

O professor Antonio Pedro Novaes de Oliveira, vinculado à Universidade desde 1982, é membro da American Ceramic Society e pesquisador do CNPq, Nível 1B. Ministra aulas na Graduação e nos programas de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC). Coordena o Laboratório de Materiais Vitrocerâmicos, o VITROCER. Fundou o laboratório em 2011, após retornar do Pós-Doutorado, na Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH) na Alemanha (2009 – 2010). Seu Doutorado em Engenharia de Materiais foi feito na Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE), na Itália (1994 – 1997); e o Mestrado em Engenharia Mecânica no Posmec da UFSC (1991 – 1993), instituição em que se graduou em Engenharia de Produção Mecânica (1984 – 1990). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica com ênfase em manufatura aditiva (impressão 3D), materiais nano-estruturados e nanotecnologia, vidros e vitrocerâmicas, e reaproveitamento de resíduos sólidos industriais. 

Dachamir Hotza é professor titular na Universidade desde 1996 e colaborador do Departamento de Engenharia Mecânica. Pertence ao grupo Núcleo de Materiais Cerâmicos e Compósitos, CERMAT, e coordena o Laboratório de Processamento Cerâmico, PROCER, no Departamento de Engenharia Química. Tem experiência na área de Tecnologia Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em processamento, sustentabilidade e nanotecnologia.  Fez Doutorado em Engenharia de Materiais (1996) na Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH) e Mestrado em Engenharia Mecânica (1991) no Posmec da  UFSC, e também na Universidade se graduou em Engenharia Química (1988). É membro da American Ceramic Society e pesquisador do CNPq, Nível 1B. 

Como adquirir o livro

A segunda edição de “Tecnologia de Fabricação de Revestimentos Cerâmicos” foi lançada em 2015 pela Editora da UFSC e até dia 21/06/2020 está pela metade do preço na Feira do Livro. Compre a obra clicando aqui. 

Fonte: Equipe de Divulgação do EMC/UFSC. Acesse a matéria: Primeiro livro brasileiro sobre fundamentos da fabricação de revestimentos cerâmicos é escrito por professores da UFSC

Tags: Editora UFSCEngenharia MecânicaEngenharia Químicarevestimentos cerâmicosufscUniversidade Federal de Santa Catarina